ACESSE POR 30 DIAS!
VOLTAR

12 sugestões de livros para ler nas férias

Publicado em 15/01/2020

Férias é não ter trabalho para entregar. É botar os pés para cima e aproveitar. É sinônimo de descanso, licença, folga, recesso, pausa, repouso, lazer, ócio, trégua, entre outros... É descansar a mente e relaxar! Por isso, preparamos uma lista com 12 sugestões de livros excelentes para você mergulhar numa prazerosa leitura nessa época do ano.

Selecionamos títulos de diversos gêneros literários (alguns até premiados), incluindo um romance policial.

Conheça as obras a seguir e boas leituras!

Motivação: Do querer ao fazer - Luiz Marins e Eugenio Mussak

“Benjamin Disraeli, escritor e político que chegou a ocupar o cargo de primeiro-ministro da Inglaterra, teria dito: “A vida é muito curta para ser pequena”. Efetivamente.  Não há nenhum sonho maior do que provar nossa capacidade de superação. Mas o que é necessário para que sejamos bem-sucedidos? Motivação.  E o que vem a ser motivação? Como manter essa chama acesa? Quais seriam os ingredientes indispensáveis para a autêntica motivação - aquela que provém do uso da razão? E ainda: qual o papel da vontade? São questões como essas que vemos debatidas nesta acalorada e envolvente trocam de ideias entre Luiz Marins e Eugenio Mussak.”

Peixe Morto – Marcus Freitas

O Romance Policial se passa em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais e cidade natal do autor, mais precisamente no bairro da Pampulha, onde ocorre um crime que liga várias outras histórias do personagem principal, João. Os capítulos são alternados entre o dia do crime, cartas históricas e histórias do passado que se conectam com o crime. Além disso, como o próprio nome já sugere, o livro gira em torno dos peixes, tanto os vivos, como em pinturas, ou como sendo motivo de assuntos. Tudo está relacionado ao crime que ocorre.

A Ciência De Ser Feliz - Susan Andrews

Os estudos sobre o que gera felicidade no ser humano cresceram vertiginosamente nas últimas décadas, mostrando que a ciência pode ser grande aliada na discussão do assunto. Baseada em amplas pesquisas, a Dra. Susan Andrews aponta aqui os fatores que realmente aumentam nossa Felicidade Interna Bruta (FIB) e lista princípios eficazes que tornam nosso cotidiano mais pleno, como fazer o bem, praticar ioga, aprofundar a respiração, estreitar os laços afetivos e meditar.

Adoção tardia: da família sonhada a família possível - Marlizete Maldonado Vargas

A adoção de crianças, que passam a serem filhos de verdade, a integrar novas famílias, é uma questão que não interessa apenas aos protagonistas do processo, mas, em última instância, a toda uma sociedade. Afinal, o que é um povo aonde seus filhos não chegam a ser assumidos em um seio de afeto real, onde possam enriquecer essa comunidade com sua presença? Foi por esse tema que enveredou Marlizete, verdadeiramente, como mediadora de um amor grande no qual ela acredita.  

Cultura e Elegância - as artes, o mundo e as regras sociais - Jaime Pinsky

De repente a pessoa se dá conta de que dedicou um tempo enorme a ganhar a vida e sente que perdeu alguma coisa pelo caminho. Pergunta para um o que deve ler, para outro para onde precisa viajar, tenta encontrar regras de comportamento adequadas a seu trabalho e vida social, quer saber o que os museus contêm, para que serve a música clássica, o jazz e até mesmo a mpb. Ouviu falar que existe um cinema para além das comediazinhas românticas e dos efeitos especiais e um teatro que apaixona os aficionados. Acha que chegou sua hora de crescer. Para essas pessoas, montamos este livro. Mas não deixamos por menos: convidamos alguns dos maiores especialistas para escrevê-lo: escritores, maestros, críticos de arte, viajantes profissionais, professores, consultores. E o que é melhor: a escrita é séria, mas solta, gostosa de ler. Na medida. Em "Cultura e elegância", o leitor vai encontrar grandes dicas sobre livros de ficção e não ficção que não podem deixar de ser lidos. Informações musicais preciosas, opiniões sobre filmes, peças de teatro, obras de arte e espetáculos de dança fundamentais. Grandes destinos que precisamos visitar, pequenos lugares inesquecíveis que devemos descobrir e museus imperdíveis para desfrutar.

A Indisponibilidade Sexual da Mulher como Queixa Conjugal - Sonia Thorstensen

Este é um livro sobre o casal e a família a partir da visão freudiana da psicossexualidade. Seu objetivo é auxiliar profissionais que atuam nessa área e estudantes que por ela se interessam e que desejam adquirir um conhecimento sobre o modo como a organização conjugal e familiar é vista pela psicanálise. Nesse sentido, alguns princípios básicos da teoria freudiana foram aqui retomados no esforço de dar uma visão coerente do desenvolvimento da vida amorosa, desde os primórdios das erotizações precoces até a escolha amorosa adulta, com seus percalços e vicissitudes.

Também foi objetivo deste trabalho trazer a sexualidade para o centro da clínica de casal e família, em que ela tem estado bastante ausente.

O caminho para si mesmo - Verena Kast

Um dos interesses fundamentais de Verena Kast é encorajar leitoras e leitores a entregar-se à busca do processo de individuação, enfrentando os desafios da vida. Segundo a autora, o que importa é desenvolver a si mesmo para tornar-se um ser humano inteiro, autônomo e, ao mesmo tempo, capaz de manter relações significativas. Os textos e reflexões aqui reunidos apresentam os aspectos centrais do caminho de individuação. Além disso, eles nos encorajam a adentrar consciente e abertamente pela vida adentro, num constante diálogo com nosso mundo interior e com nosso mundo exterior.

Mudar - Gikovate, Flávio

Por que é tão difícil mudar, mesmo quando sabemos que determinados hábitos ou atitudes nos são prejudiciais? Que mecanismos estão por trás da nossa resistência à mudança e como entendê-los para, então, desmantelá-los? Contumaz observador da alma humana, Flávio Gikovate analisa neste livro os obstáculos que enfrentamos quando nos propomos a mudar um comportamento e aponta caminhos para vencer tais entraves. A vontade pessoal e a autoanálise são ingredientes fundamentais, mas não só. A razão também tem papel primordial: o que de fato queremos mudar? Quem desejamo-nos tornar? Estaremos dispostos a abrir mão da estabilidade para alcançar nossos objetivos? Conseguiremos suportar a dor das perdas imediatas para gozar de benefícios em longo prazo? Sem fórmulas prontas nem conselhos fáceis, o autor mostra como a biologia, a cultura e a personalidade moldam o indivíduo e leva o leitor a reflexões profundas sobre a capacidade que todos temos de mudar.

Ética e vergonha na cara! - Mario Sergio Cortella e Clóvis de Barros Filho

Jogar lixo no chão, colar na prova, oferecer dinheiro em troca de algum benefício – todos esses são comportamentos que podem ser facilmente percebidos em nosso dia a dia, quase como se fossem situações corriqueiras e típicas da cultura brasileira. Mas de que maneira isso se reflete na formação de crianças e jovens? A corrupção estaria mais próxima de nossa vida cotidiana do que gostaríamos de supor?Como Mario Sergio Cortella e Clóvis de Barros Filho discutem neste livro, seja em casa, seja na escola ou no trabalho, muitas vezes os meios utilizados para alcançar um objetivo acabam sendo tratados como uma questão menor diante dos resultados obtidos.Os autores lançam aqui uma importante reflexão sobre o modo como orientamos nossas escolhas, mostrando de que forma a vergonha encontra seu lugar na ética, a fim de que possamos pensar e agir para além do comodismo e dos prazeres individuais.

Por uma vida de verdade - Andrews, Susan

Esta obra é uma coletânea dos principais artigos de Susan Andrews publicados entre 2 6 e 2 8 na revista Época. Os textos falam, entre outros assuntos, sobre qualidade de vida, combate ao estresse, à necessidade de levar uma existência mais calma e pacífica e os males do individualismo. Embora os escritos tenham quase uma década, os assuntos neles abordados continuam atuais e presentes na vida de milhões de pessoas. Um ótimo presente, tratase de leitura essencial a todos que desejam viver de forma mais plena e feliz.

Amores perfeitos - Gaiarsa, J. A.

J. A. Gaiarsa foi um dos maiores críticos da família e da hipocrisia social que a cerca. Para ele, o conjunto de regras que obedecemos desde que nascemos – regras essas que transmitimos a nossos filhos mesmo tendo sofrido com elas – só serve a um propósito: o da opressão. Neste livro, Gaiarsa mostra que o amor não pode ficar restrito a determinadas amarras. Prepare-se para rever todos os seus (pre)conceitos sobre fidelidade, família, relacionamentos e felicidade.

O Mundo como eu vejo - Leandro Karnal

O título já diz tudo. A obra reúne os pensamentos do professor e historiador Leandro Karnal sobre os mais diversos assuntos, levantando um importante debate sobre temas atuais como família, fé e política. Leandro, com sua escrita que lhe é característica, força o leitor a sair de sua zona de conforto e a discutir e pensar temas que ainda são incômodos para a grande maioria. Não é atoa que logo nas primeiras semanas “O Mundo como Eu Vejo” já figurava na lista dos mais vendidos.

Compartilhe nas redes

Conheça três livros que inspiraram filmes indicados ao Oscar 2020

Adaptações estão na disputa pelo prêmio mais importante da sétima arte no mundo

LEIA SOBRE

Leitura dinâmica: cinco técnicas para ler e estudar mais rápido

Confira algumas dicas para aumentar a velocidade da leitura, sem deixar de absorver informações do conteúdo.

LEIA SOBRE

Já pensou em usar o seu smartphone para aprender?

Como utilizar seus dispositivos móveis e a internet para turbinar e melhorar a produtividade nos estudos

LEIA SOBRE