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A acessibilidade no Ensino Superior

A educação é um direito constitucional de todos os brasileiros, e as Instituições de Ensino Superior devem estar preparadas para oferecer educação de qualidade para todos.

Publicado em 23/09/2019

Os avanços nas políticas para atendimento das pessoas com deficiência têm unido profissionais das mais diferentes áreas do conhecimento, que participam, trazendo enriquecimento ao debate e soluções práticas, para serem implementadas no nosso dia a dia.

Como a educação é um direito constitucional de todos os brasileiros, o ambiente escolar não poderia ficar de fora deste importante movimento da sociedade. A Lei Brasileira de Inclusão afirma que a educação é um direito de todos e que o sistema educacional deve ser inclusivo em todos os níveis.

Assim, a acessibilidade deve ser parte das universidades em todas as esferas, seja nos ambientes físicos, na comunicação, nos materiais pedagógicos e na didática dos educadores.

Atualmente, as Instituições não podem sequer se credenciar sem atender às recomendações do MEC. Isso requer planejamento e muito comprometimento. Cada tipo e nível de deficiência exige ações de acessibilidade diferentes.

No ambiente virtual, por exemplo, muitas universidades ainda não atendem os requisitos mínimos de acessibilidade. Sites institucionais, onde a maior parte da informação está reunida, muitas vezes são completamente inacessíveis. É muito importante estar atento a essa nova realidade.

Ter um portal acessível pode ser um ótimo primeiro passo para levantar a bandeira da inclusão dentro da sua instituição.

Ainda na perspectiva digital, adotar sistemas e tecnologias que permitam aos estudantes deficientes acessarem conteúdo didático, de forma simples e sem complicações, é fundamental. Neste aspecto a Biblioteca Virtual pode fazer toda a diferença.

ACESSIBILIDADE NA BIBLIOTECA VIRTUAL

A Biblioteca Virtual é a mais importante plataforma de livros digitais técnicos, científicos e acadêmicos do Brasil. Um consórcio entre as principais editoras do país para oferecer o que há de mais moderno e instrutivo.

Nosso acervo reúne mais de 8.000 títulos dos melhores autores e das melhores editoras, nas mais diferentes áreas do conhecimento: engenharia, administração, direito, comunicação social, saúde, marketing, letras, economia, computação, educação, psiquiatria, gastronomia, turismo, entre muitas outras.

O ambiente da Biblioteca Virtual foi desenvolvido para proporcionar leitura e aprendizado estimulantes para todos. Para isso observa as melhores práticas e padrões de acessibilidade internacionais, oferecendo recursos para problemas de visão parciais e totais como cegueira, glaucoma e daltonismo. Além disso, possui usabilidade facilitada para deficientes intelectuais e de mobilidade.

A plataforma conta com obras de dezenas de editoras parceiras como Pearson, Manole, Contexto, Intersaberes, Papirus, Casa do Psicólogo, Companhia das Letras, Educs, Rideel, Jaypee Brothers, Aleph, Lexicon, Callis, Summus e Interciência.

Além dos recursos de acessibilidade, a Biblioteca Virtual ainda disponibiliza ferramentas avançados que irão ajudar seus alunos a aproveitar melhor o tempo dedicado aos estudos: multiplataforma, leitura offline, cartões de estudo, sumário interativo, anotações e comentários, marca-texto, sincronização de páginas, busca avançada e muito mais.

RECOMENDAÇÕES GERAIS DE ACESSIBILIDADE NOS CAMPI UNIVERSITÁRIOS

Com o objetivo de promover a inclusão de estudantes com deficiência na educação superior e garantir condições de acessibilidade nas Instituições, o MEC recomenda algumas ações que podem se resumidas em:

  • Aquisição de recursos de tecnologia assistiva, para promoção de acessibilidade pedagógica, nas comunicações e informações, aos estudantes com deficiência e demais membros da comunidade universitária: computador com interface de acessibilidade, impressora Braille, linha Braille, lupa eletrônica, teclado com colméia, acionadores acessíveis, dentre outros;

  • Aquisição e desenvolvimento de material didático e pedagógico acessíveis;

  • Adequação arquitetônica, para acessibilidade, nos diversos ambientes das IFES: rampa, barra de apoio, corrimão, piso e sinalização tátil, sinalizadores, alargamento de portas e vias, instalação de elevadores, dentre outras;

  • Aquisição e adequação de mobiliários para acessibilidade.

Não se esqueça de compartilhar o nosso conteúdo para que outras pessoas possam conhecer essas dicas. Nossa missão é contribuir para que cada vez mais pessoas possam realizar seus sonhos e alcançar seus objetivos de vida.

Se a sua Instituição ainda não é uma de nossas parceiras, entre em contato conosco e solicite uma visita.

FONTES E REFERÊNCIAS

Você pode se aprofundar nesse tema visitando os links:

Ministério da Educação
Disponível: http://bit.ly/2lMiBEv

Ministério da Educação
Disponível: http://bit.ly/2lT0AnI

Artigo Inclusão e acessibilidade educacional: perspectivas sob o olhar da educação especial
Disponível: http://bit.ly/2lSMaUE

Inclusão no ensino superior: O que o MEC exige das Universidades
Disponível: http://bit.ly/2lLcRe1

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