VOLTAR

Afinal, qual é a melhor biblioteca virtual em Saúde?

Como escolher a melhor biblioteca virtual em Saúde? A Pearson pode ajudar sua IES a tomar uma boa decisão nesse sentido. Saiba mais!

Publicado em 16/06/2021

Bibliotecas virtuais são verdadeiras revoluções na maneira de encarar os estudos. Graças a elas, uma pesquisa não precisa mais envolver visitas a prateleiras sem fim.

Mas elas precisam contar com qualidades específicas para serem bem conceituadas. Você sabe, por exemplo, qual é a melhor biblioteca virtual em Saúde?

Continue a leitura deste artigo para descobrir!

O que observar em uma biblioteca virtual em Saúde?

Confira em seguida as características mais importantes de uma biblioteca virtual em Saúde.

Acervo completo

Um acervo completo não contém, é claro, todos os livros do mundo. Seria impossível, já que a bibliografia de qualquer área é renovada constantemente.

Mas um acervo completo precisa ser extenso e versátil. Ele deve apresentar muitos títulos diferentes, que abordem os temas sob vários pontos de vista.

É importante que o acervo não apenas seja grande, mas atualizado. E essa atualização deve ser constante: aqueles que só se atualizam a cada dois anos já ficam defasados. A área da Saúde está em evolução.

Por exemplo, a Biblioteca Virtual da Pearson tem mais de 8 mil livros em seu acervo, sendo que cerca de 1500 deles pertencem especificamente às áreas de Medicina e Saúde.

Ainda há obras de outras áreas que podem interessar aos estudantes dos cursos de Saúde, como Ciências Biológicas e Naturais; Química; Ciências Exatas; Psicologia; Ciências Humanas e Sociais; Esportes e Lazer; e Estética, Beleza e Dicas.

Ela conta com autores nacionais e internacionais.

Porém, a Pearson não para por aí. A Biblioteca Virtual é atualizada constantemente, assim que as editoras parceiras trazem novos títulos.

Editoras parceiras na área da Saúde

Um bibliotecário sozinho não pode saber quais são os lançamentos mais aguardados em todas as áreas. Mesmo um grupo de professores atarefados pode se perder no assunto.

Porém, boas editoras estão sempre um passo à frente quando o assunto é novidades. Elas sabem o que há de mais atual em cada área.

É por isso que, para definir a melhor biblioteca virtual em Saúde, é preciso verificar quais as editoras parceiras dela. Isso garante livros sempre atualizados, possibilitando a melhor instrução para os alunos.

Na Biblioteca Virtual da Pearson, as editoras parceiras fazem toda a diferença. Não é à toa que ela é considerada a plataforma de livros digitais acadêmicos mais relevante do país.

Quando se trata de conhecimentos acadêmicos, técnicos e científicos, a Pearson conta com grandes nomes parceiros. São mais de 25 editoras, entre elas Intersaberes, Casa do Psicólogo, Grupo Editorial Summus, Editora Interciência, ediPUCRS, Autêntica, Yendis, Atheneu e EDUCS.

Recomendações de outras IES

Quando sua IES quer contratar um novo serviço, precisa buscar recomendações. Nesse sentido, apenas quem usa pode afirmar qual é a melhor biblioteca virtual em Saúde.

Bibliotecas virtuais são um serviço relativamente novo, mas bastante utilizado. Por sua praticidade, muitas IES aderiram a ele.

Atualmente, a Biblioteca Virtual da Pearson está presente em mais de 500 instituições do Brasil e é utilizada por mais de 3 milhões de usuários.

Algumas das instituições que trabalham com ela são PUCRS, Uninove, FGV, Unisul, Unesp, Mackenzie, Uninter, Kroton e ESPM, entre outras.

Por que a melhor biblioteca virtual em Saúde é a da Pearson?

Como você pôde ver até aqui, a Pearson oferece muitas vantagens para quem utiliza a Biblioteca Virtual.

Presente no mercado desde 2005, essa solução conta com todas as características que uma biblioteca virtual em Saúde precisa ter.

Mas a Pearson oferece ainda mais diferenciais que a colocam à frente. Veja alguns exemplos de benefícios da Biblioteca Virtual.

Acesso em diferentes plataformas

Não importa se o aluno usa um computador, um tablet ou um smartphone. As funcionalidades da Biblioteca Virtual da Person se adaptam a todo tipo de tela e sistema.

Isso permite que os estudantes leiam por qualquer meio e em qualquer lugar, aproveitando todas as ferramentas da plataforma.

Marca-texto

Sublinhar, circular e destacar são atos comuns durante a leitura de textos acadêmicos. E não é preciso deixar esse costume de lado por conta do digital.

A Biblioteca Virtual da Pearson permite que o aluno destaque o que considerar mais importante. Além disso, oferece quatro cores diferentes para ele fazer isso.

Anotações e comentários

Fazer anotações e comentários ao longo do texto auxilia muito na pesquisa. Com eles, o aluno não se esquece de nada do que precisa para os seus estudos.

Por isso, a Biblioteca Virtual da Pearson permite fazer anotações e comentários. Ainda é possível compartilhá-los com outros usuários.

Cartões de estudo

Os cartões de estudo são um método muito adotado por quem estuda para concursos públicos. Eles são uma maneira simples e eficiente de compreender uma informação.

Na Biblioteca Virtual da Pearson, o aluno pode criar seus próprios cartões. Eles ajudam a organizar e relacionar conceitos. Ainda programam perguntas e respostas para facilitar o estudo.

Sincronização de páginas

Quando um aluno lê muitos livros para fazer provas ou elaborar trabalhos, pode ter dificuldades para lembrar onde parou uma leitura.

Felizmente, a Biblioteca Virtual da Pearson sincroniza as páginas lidas em todos os dispositivos usados. Assim, não importa onde ele abrir um material, pois estará na página certa.

Leitura offline

Ficar online o tempo todo pode prejudicar a produtividade dos alunos. No entanto, se eles quiserem passar um tempo longe da internet ou acabarem ficando sem rede, ainda devem poder ler.

Mesmo sem conexão, os usuários da Biblioteca Virtual da Pearson podem continuar com suas leituras. Só é preciso habilitar a função de ler os e-books sincronizados offline.

Acessibilidade

A Pearson sabe o quanto a acessibilidade é importante. Por isso, está 100% em conformidade com o PLND do MEC e com o W3C quando o assunto é esse.

A plataforma da Pearson pode, por exemplo, ler um livro em voz alta para o aluno. E ele pode aumentar ou diminuir a velocidade dessa leitura.

Relatórios

Os relatórios são ferramentas que permitem entender como a Biblioteca Virtual da Pearson é usada. Eles servem para compreender os hábitos de pesquisa e leitura dos alunos.

Além disso, podem servir como uma forma de incentivar a leitura. Afinal, os próprios alunos se dão conta do quanto leem.

Integração fácil

As IES que utilizam a Biblioteca Virtual da Pearson não precisam se preocupar com integração.

Ela é integrada de maneira fácil com sistemas LMS e intranets. Por isso, quando um livro é disponibilizado na Biblioteca Virtual, ele já aparece na pesquisa.

A melhor biblioteca virtual em Saúde é aquela que pensa em todos os detalhes para sua IES. Da pesquisa ao trabalho, passando pela leitura, tudo deve auxiliar os alunos. Assim, eles podem se dedicar ainda mais.

A Pearson procura oferecer soluções eficientes e adequadas para as suas necessidades, seja na área da Saúde ou em qualquer outra.

Quer saber mais sobre por que a Biblioteca Virtual da Pearson é a melhor biblioteca virtual em Saúde? Entre em contato conosco e entenda como ela pode beneficiar sua IES!

Compartilhe nas redes

14 vantagens da Biblioteca Virtual da Pearson

Os usuários da Biblioteca Virtual da Pearson podem acessar o acervo a qualquer hora, onde e quando quiserem e nos 7 dias da semana. Veja ma...

LEIA SOBRE

8 competências que uma biblioteca digital exige do bibliotecário

Você sabe quais são as competências que uma biblioteca digital exige do profissional de Biblioteconomia? Venha conosco e descubra agora!

LEIA SOBRE

5 recursos essenciais para uma biblioteca virtual

Confira a lista com os principais recursos que uma biblioteca virtual deve oferecer. Se você é gestor de IES ou bibliotecário, fique por d...

LEIA SOBRE