ACESSE POR 30 DIAS!
VOLTAR

Cartões de Estudo e Aprendizagem rápida

Neste artigo nós vamos ajudá-lo a melhor utilizar essa técnica tão popular no mundo acadêmico orientando para as melhores práticas e alertando sobre os erros mais comuns.

Publicado em 12/09/2019

Se você está procurando um método que facilite a memorização de conceitos, datas ou fórmulas matemáticas uma sugestão muito interessante é o uso dos famosos “Cartões de Estudos”. A ferramenta está disponível na Biblioteca Virtual e pode ser uma ótima maneira de revisar rapidamente um grande volume de informações.

É claro, não existem fórmulas mágicas. Os melhores resultados educacionais sempre exigem dedicação, esforço e persistência. Mas, com o uso de algumas técnicas, o processo de aprendizagem pode se tornar menos cansativo e mais produtivo. 

Neste artigo, nós vamos ajudá-lo a melhor utilizar essa técnica tão popular no mundo acadêmico, orientando para as melhores práticas e alertando sobre os erros mais comuns.

A CIÊNCIA POR TRÁS DOS CARTÕES DE ESTUDOS

O objetivo aqui, basicamente, é superar a Curva de Esquecimento. Os cientistas começaram a estudar esse fenômeno psicológico ainda no século XIX. As descobertas revelaram que as chances de retenção de conhecimento aumentam em até 80%, se o estudante revisar o conteúdo recebido em até 24 horas. É a famosa "estudadinha" depois da aula.

Por isso, para otimizar o seu tempo e a performance do seu estudo, aproxime-o mais do dia em que você teve contato com o conteúdo. É bem mais eficiente do que deixar para fazê-lo somente antes da prova.

ESTUDE MESMO CANSADO

Apesar de polêmico, é isso que a ciência nos ensina: estude mesmo cansado e descanse em seguida.  Embora pareça, a princípio, contra intuitivo, de acordo com a ciência, faz sentido. 

Estudar, mesmo muito cansado, imediatamente antes de dormir ajuda o cérebro a reter densidades muito altas de conhecimento e novas habilidades.  Esse fenômeno mental  chama-se “sleep-learning” e ensina que o processo de consolidação da memória está em seu melhor momento durante o sono “de ondas lentas” e a revisão do material antes de dormir pode realmente ajudar o cérebro a reter as informações.

VARIE DE CENÁRIO

Uma mudança simples de local de estudos, como do quarto para a sala, pode ter um grande impacto nos seus resultados. Psicólogos da Universidade da Califórnia - UCLA apontaram, por exemplo, que trocar de local de estudo com frequência pode aumentar significativamente os níveis de concentração e retenção de informações.

DICAS DE COMO MONTAR SEUS CARTÕES DE ESTUDO

A Biblioteca Virtual oferece nativamente uma excelente ferramenta para construção de baralhos de cartões virtuais.  Com ela você economizar tempo na hora de criar seus cartões e poderá acessá-los quando e onde quiser via aplicativo para celulares ou tablets.

Dicas para você montar baralhos mais eficientes:

  • Quando ler um termo ou data importante, insira-o imediatamente em um cartão de estudos e adicione a resposta. Prefira trechos curtos a parágrafos;

  • Estude seus cartões regularmente, durante 1 ou duas semanas. Faça e cumpra um horário de estudo. A falta de rotina e a procrastinação são grandes inimigas do estudante;

  • Leve seus cartões sempre com você e estude-os sempre que possível. Procure por alguns minutos aqui ou ali em sua rotina diária. Se você estiver assistindo TV, estude durante os comerciais. Repetição e exposição às informações farão a diferença na retenção;

  • Explore técnicas diferentes, como revisar em voz alta ou silenciosamente, trabalhar sozinho ou com um grupo de estudo.

  • Embaralhe sempre os seus cartões.

Lembre-se de que os Cartões de Estudo não serão a solução de todos os seus problemas. Eles são apenas um método eficaz para a revisão de conteúdo. Mas existem muitos outros que devem ser explorados.

JOGOS EM GRUPOS

Para tornar os estudos mais emocionantes, você pode juntar uma turma de amigos e criar um jogo. Pode ser até uma competição. Divida seus colegas em equipes. A cada rodada, um integrante de uma equipe dá um passo à frente e lê um cartão para que sua equipe responda. A primeira equipe que chega a 5 pontos vence.

Você pode fazer variações neste jogo como, por exemplo, utilizar mímicas para dar dicas e sugestões silenciosas e limitadas à linguagem corporal para que seus colegas relembrem as respostas, no melhor estilo Imagem e Ação. 

Experimente os Cartões de Estudo da Biblioteca virtual e volte aqui para comentar o que achou! Não esqueça também de compartilhar o nosso conteúdo para que mais pessoas possam conhecer essas dicas. Nossa missão é contribuir para que cada vez mais pessoas possam realizar seus sonhos e alcançar seus objetivos de vida.

SOBRE A BIBLIOTECA VIRTUAL

A Biblioteca Virtual é a mais importante plataforma de livros digitais técnicos, científicos e acadêmicos do Brasil. Um consórcio entre as principais editoras do país para oferecer o que há de mais moderno e instrutivo.

São mais de 8.000 títulos, dos melhores autores, em diversas áreas do conhecimento: engenharia, administração, direito, comunicação social, saúde, marketing, letras, economia, computação, educação, psiquiatria, gastronomia, turismo, entre muitas outras.

A plataforma conta com obras de dezenas de editoras parceiras como Pearson, Manole, Contexto, Intersaberes, Papirus, Casa do Psicólogo, Companhia das Letras, Educs, Rideel, Jaypee Brothers, Aleph, Lexicon, Callis, Summus e Interciência.

Somos uma comunidade com mais de 3 milhões de estudantes e professores dedicada a distribuir conteúdo da mais alta qualidade acadêmica

Se a sua Instituição ainda não é uma de nossas parceiras, entre em contato conosco e solicite uma visita.

FONTES E REFERÊNCIAS

Você pode se aprofundar nesse tema e em outras técnicas visitando os links:

Universia Portugal
Disponível em: http://bit.ly/2kezDKR

Manual do Concurso
Disponível em: http://bit.ly/2mfDlEV

Revista Época
Disponível em: https://glo.bo/2kezBmd

Artigo Técnicas de repetição espaçada aplicada ao apoio na memorização do conteúdo estudado.
Disponível em: http://bit.ly/2lLBG9O

Compartilhe nas redes

12 sugestões de livros para ler nas férias

Confira algumas dicas de leitura para você curtir, suspirar e aproveitar nas suas férias.

LEIA SOBRE

Já pensou em usar o seu smartphone para aprender?

Como utilizar seus dispositivos móveis e a internet para turbinar e melhorar a produtividade nos estudos

LEIA SOBRE

A acessibilidade no Ensino Superior

A acessibilidade deve permear as Instituições: da infraestrutura disponível a didática dos educadores.

LEIA SOBRE