VOLTAR

Cartões de Estudo e Aprendizagem rápida

Neste artigo nós vamos ajudá-lo a melhor utilizar essa técnica tão popular no mundo acadêmico orientando para as melhores práticas e alertando sobre os erros mais comuns.

Publicado em 12/09/2019

Se você está procurando um método que facilite a memorização de conceitos, datas ou fórmulas matemáticas uma sugestão muito interessante é o uso dos famosos “Cartões de Estudos”. A ferramenta está disponível na Biblioteca Virtual e pode ser uma ótima maneira de revisar rapidamente um grande volume de informações.

É claro, não existem fórmulas mágicas. Os melhores resultados educacionais sempre exigem dedicação, esforço e persistência. Mas, com o uso de algumas técnicas, o processo de aprendizagem pode se tornar menos cansativo e mais produtivo. 

Neste artigo, nós vamos ajudá-lo a melhor utilizar essa técnica tão popular no mundo acadêmico, orientando para as melhores práticas e alertando sobre os erros mais comuns.

A CIÊNCIA POR TRÁS DOS CARTÕES DE ESTUDOS

O objetivo aqui, basicamente, é superar a Curva de Esquecimento. Os cientistas começaram a estudar esse fenômeno psicológico ainda no século XIX. As descobertas revelaram que as chances de retenção de conhecimento aumentam em até 80%, se o estudante revisar o conteúdo recebido em até 24 horas. É a famosa "estudadinha" depois da aula.

Por isso, para otimizar o seu tempo e a performance do seu estudo, aproxime-o mais do dia em que você teve contato com o conteúdo. É bem mais eficiente do que deixar para fazê-lo somente antes da prova.

ESTUDE MESMO CANSADO

Apesar de polêmico, é isso que a ciência nos ensina: estude mesmo cansado e descanse em seguida.  Embora pareça, a princípio, contra intuitivo, de acordo com a ciência, faz sentido. 

Estudar, mesmo muito cansado, imediatamente antes de dormir ajuda o cérebro a reter densidades muito altas de conhecimento e novas habilidades.  Esse fenômeno mental  chama-se “sleep-learning” e ensina que o processo de consolidação da memória está em seu melhor momento durante o sono “de ondas lentas” e a revisão do material antes de dormir pode realmente ajudar o cérebro a reter as informações.

VARIE DE CENÁRIO

Uma mudança simples de local de estudos, como do quarto para a sala, pode ter um grande impacto nos seus resultados. Psicólogos da Universidade da Califórnia - UCLA apontaram, por exemplo, que trocar de local de estudo com frequência pode aumentar significativamente os níveis de concentração e retenção de informações.

DICAS DE COMO MONTAR SEUS CARTÕES DE ESTUDO

A Biblioteca Virtual oferece nativamente uma excelente ferramenta para construção de baralhos de cartões virtuais.  Com ela você economizar tempo na hora de criar seus cartões e poderá acessá-los quando e onde quiser via aplicativo para celulares ou tablets.

Dicas para você montar baralhos mais eficientes:

  • Quando ler um termo ou data importante, insira-o imediatamente em um cartão de estudos e adicione a resposta. Prefira trechos curtos a parágrafos;

  • Estude seus cartões regularmente, durante 1 ou duas semanas. Faça e cumpra um horário de estudo. A falta de rotina e a procrastinação são grandes inimigas do estudante;

  • Leve seus cartões sempre com você e estude-os sempre que possível. Procure por alguns minutos aqui ou ali em sua rotina diária. Se você estiver assistindo TV, estude durante os comerciais. Repetição e exposição às informações farão a diferença na retenção;

  • Explore técnicas diferentes, como revisar em voz alta ou silenciosamente, trabalhar sozinho ou com um grupo de estudo.

  • Embaralhe sempre os seus cartões.

Lembre-se de que os Cartões de Estudo não serão a solução de todos os seus problemas. Eles são apenas um método eficaz para a revisão de conteúdo. Mas existem muitos outros que devem ser explorados.

JOGOS EM GRUPOS

Para tornar os estudos mais emocionantes, você pode juntar uma turma de amigos e criar um jogo. Pode ser até uma competição. Divida seus colegas em equipes. A cada rodada, um integrante de uma equipe dá um passo à frente e lê um cartão para que sua equipe responda. A primeira equipe que chega a 5 pontos vence.

Você pode fazer variações neste jogo como, por exemplo, utilizar mímicas para dar dicas e sugestões silenciosas e limitadas à linguagem corporal para que seus colegas relembrem as respostas, no melhor estilo Imagem e Ação. 

Experimente os Cartões de Estudo da Biblioteca virtual e volte aqui para comentar o que achou! Não esqueça também de compartilhar o nosso conteúdo para que mais pessoas possam conhecer essas dicas. Nossa missão é contribuir para que cada vez mais pessoas possam realizar seus sonhos e alcançar seus objetivos de vida.

SOBRE A BIBLIOTECA VIRTUAL

A Biblioteca Virtual é a mais importante plataforma de livros digitais técnicos, científicos e acadêmicos do Brasil. Um consórcio entre as principais editoras do país para oferecer o que há de mais moderno e instrutivo.

São mais de 8.000 títulos, dos melhores autores, em diversas áreas do conhecimento: engenharia, administração, direito, comunicação social, saúde, marketing, letras, economia, computação, educação, psiquiatria, gastronomia, turismo, entre muitas outras.

A plataforma conta com obras de dezenas de editoras parceiras como Pearson, Manole, Contexto, Intersaberes, Papirus, Casa do Psicólogo, Companhia das Letras, Educs, Rideel, Jaypee Brothers, Aleph, Lexicon, Callis, Summus e Interciência.

Somos uma comunidade com mais de 3 milhões de estudantes e professores dedicada a distribuir conteúdo da mais alta qualidade acadêmica

Se a sua Instituição ainda não é uma de nossas parceiras, entre em contato conosco e solicite uma visita.

FONTES E REFERÊNCIAS

Você pode se aprofundar nesse tema e em outras técnicas visitando os links:

Universia Portugal
Disponível em: http://bit.ly/2kezDKR

Manual do Concurso
Disponível em: http://bit.ly/2mfDlEV

Revista Época
Disponível em: https://glo.bo/2kezBmd

Artigo Técnicas de repetição espaçada aplicada ao apoio na memorização do conteúdo estudado.
Disponível em: http://bit.ly/2lLBG9O

Compartilhe nas redes

6 eBooks para auxiliar na gestão escolar

Confira títulos do acervo da Biblioteca Virtual que irão ajudar no seu trabalho!

LEIA SOBRE

Como o acesso a livros digitais auxilia no ensino a distância?

Veja alguns motivos para aderir aos livros digitais!

LEIA SOBRE

Conheça três livros que inspiraram filmes indicados ao Oscar 2020

Adaptações estão na disputa pelo prêmio mais importante da sétima arte no mundo

LEIA SOBRE