VOLTAR

Como aplicar e incentivar o uso dos cartões de estudo durante a graduação?

O cartão de estudo é um dos métodos de aprendizagem que facilitam a rotina dos estudantes. Quer saber como incentivar o uso deles nos cursos de graduação da sua universidade? Confira!

Publicado em 24/02/2021

Você já ouviu falar em aprender as matérias da sua graduação com a ajuda de cartões de estudo? Esse é um método que facilita a memorização de conceitos, fórmulas e datas, e que também está disponível na Biblioteca Virtual para auxiliar os estudos dos alunos da sua instituição de ensino. 

Com esse recurso, os estudantes de diversos cursos de graduação podem elaborar seus próprios cartões como quiserem e revisar as informações de forma mais rápida e prática! Eles organizam e relacionam os conceitos num sistema de perguntas e respostas para rápida assimilação do conteúdo. 

Os cartões são feitos em papel e associam uma informação colocada na parte da frente com uma resposta no verso. Dessa forma, os estudantes devem tentar acertar o que está do outro lado, podendo ver quantas vezes quiserem, praticando a repetição e otimizando o tempo de estudos. 

6 recursos que toda biblioteca digital deve ter

Na área acadêmica, esse é um método de estudo muito comum, mas é essencial haver a orientação dos educadores para os cartões de estudo serem usados da melhor forma para o aprendizado render. Quer saber como aplicar e incentivar o uso dos cartões de estudo durante a graduação dos alunos da sua universidade? Confira!

Dicas para aplicar os cartões de estudo

Para orientar os estudantes da sua instituição de ensino a elaborar e usar os cartões de estudo de forma correta no dia a dia, trazendo benefícios para o aprendizado; a principal dica é produzir conteúdos com informações mais diretas, com um bom visual, guiando para uma revisão rápida do conteúdo. Saiba mais:

1. Quando os alunos estiverem estudando os assuntos das disciplinas do curso, oriente-os a separar as partes mais difíceis ou mais importantes do conteúdo, que eles não podem esquecer enquanto estiverem realizando a prova, por exemplo.

2. Diga para separarem os cartões de estudo para cada parte que eles destacaram. Se duas partes foram destacadas, é necessário pegar dois cartões e colocar uma pergunta sobre o assunto estudado em cada um, escrevendo a resposta no verso.

3. Para que os seus alunos pratiquem, peça para eles lerem as perguntas e tentarem acertar as respostas sem olhar o verso do cartão de estudo. Apenas quando eles buscarem alguma resposta na memória, podem conferir a correta no cartão. Diga que eles podem fazer isso repetidamente até memorizarem a resposta certa. 

4. Oriente os alunos a usar cores diferentes nos cartões, de forma que elas também informem. Utilizar desenhos e figuras para ajudar a lembrar da matéria também é uma boa ideia. Além disso, os textos devem ser curtos e com frases diretas. 

5. Explique para os estudantes que, nas bordas dos cartões de estudo, eles podem colocar marcações numerando quantas vezes que eles foram revisados. Assim, eles terão um controle das revisões. Outra dica de organização é manter uma tabela que indique os conteúdos que devem ser repassados. Também dê a dica de colocar o cartão que teve algum erro no final do bloco para repassá-lo com mais frequência.

Como incentivar o uso dos cartões de estudo?

Deixe claro para os estudantes que os cartões de estudo devem ser usados com dedicação, sem deixar o esforço do estudo tradicional de lado. Esse método é complementar e facilita o que já é feito, tornando o processo mais produtivo. 

Para incentivar o uso dos cartões de estudo na rotina dos estudantes da sua instituição de ensino, é importante ressaltar que esse deve ser um hábito, tendo um lugar e um horário próprios para rever as matérias nos cartões. 

Além disso, os educadores podem aplicar os cartões de estudo como um exercício da disciplina. No caso, eles devem ser elaborados sem consultar livros ou outros materiais, assim os estudantes estimulam a memória a lembrar de uma aula ou leitura. Quando terminarem isso, podem corrigir o que escreveram enquanto consultam o material e usar os cartões de estudo para as revisões necessárias. 

É importante explicar para os alunos da graduação que esse é um método complementar, como já citamos, e que eles podem experimentá-lo e adaptá-lo da forma que for melhor para o estudo de cada um. Sempre ressalte também a importância de um bom cronograma e da disciplina nos estudos!

Com a Biblioteca Virtual, os alunos da sua instituição de ensino podem acessar uma ferramenta para facilitar a construção dos cartões de estudo, tudo feito virtualmente! Assim, eles economizam tempo e podem acessar quando e onde quiserem, por um celular ou tablet. 

Acompanhe o nosso blog e conheça outras soluções que a Biblioteca Virtual oferece para o ensino superior:

Cartões de estudo e aprendizagem rápida

Leitura dinâmica: cinco técnicas para ler e estudar mais rápido

Compartilhe nas redes

5 Tendências de inovação em bibliotecas

As instituições de ensino superior que investem na inovação em bibliotecas dão um passo decisivo. Acompanhe as tendências neste sentido!

LEIA SOBRE

7 categorias de livros digitais da Biblioteca Virtual para a sua instituição

Para você conhecer o mundo da Biblioteca Virtual e ver como ela é o ideal para a sua instituição de ensino, neste texto vamos falar sobre...

LEIA SOBRE

Livros digitais x livros físicos: qual a melhor escolha para o ensino superior?

A escolha entre livros digitais e físicos ainda divide opiniões de mantenedores e alunos, mas no texto de hoje, vamos te mostrar algumas va...

LEIA SOBRE