VOLTAR

Como o acesso a livros digitais auxilia no ensino a distância?

Veja alguns motivos para aderir aos livros digitais!

Publicado em 29/06/2020

Em um mundo cada vez mais tecnológico e informatizado, diversas atividades cotidianas estão passando por adaptações. E a rotina em muitas instituições, como escolas e universidades, também vem acompanhando essa tendência. Com isso, muitas delas já oferecem a opção de ensino a distância.

Porém, para que a qualidade do curso seja adequada, é preciso oferecer ferramentas de suporte aos alunos. É o caso de boas plataformas digitais, para que eles possam interagir durante as aulas, e também dos acervos digitais, para a consulta de livros online e outros materiais. Neste texto, falaremos justamente sobre como o acesso aos livros digitais auxilia na prática dessa modalidade de ensino. Confira!

Aproximando o aluno do conteúdo

Geralmente, os alunos que optam pelo ensino a distância não têm disponibilidade de comparecer fisicamente à instituição para assistir às aulas. E, em muitos casos, essa razão pode estar relacionada a rotina do aluno. Por isso, o ensino a distância possibilita que esses estudantes consigam planejar seus próprios horários, acessando os conteúdos da forma que melhor se encaixa no seu dia a dia. 

Nesta situação, os livros digitais, ou eBooks, são alternativas interessantes para atender o aluno onde quer que ele esteja. Por meio deles, a instituição oferece aos estudantes meios de eles fazerem consultas, se aprofundarem nos temas e tirarem dúvidas sobre o material. Assim, ela aproxima ainda mais os alunos dos conteúdos apresentados pelos professores, já que em poucos cliques eles podem encontrar diversas explicações e informações complementares. 

Recurso mais barato

Quando as instituições de ensino decidem oferecer aos alunos o acesso a livros físicos, há maiores gastos com o material e também com o ambiente em que eles ficarão armazenados, como uma biblioteca. Já disponibilizar livros digitais é interessante para diminuir os gastos da instituição com esse tipo de serviço. Ao adquirir uma biblioteca virtual, a escola deverá arcar apenas com a assinatura do catálogo. 

Facilidade nas buscas

Quando estão em versões digitais, os livros se tornam ainda mais fáceis de serem acessados. Por exemplo, bastam alguns cliques para os alunos encontrarem o título desejado e consumirem o conteúdo! Além disso, as próprias buscas dentro dos livros se tornam mais práticas, já que existem comandos de buscas por palavras. Assim, o tempo do estudante é otimizado e eles conseguem direcionar mais facilmente suas pesquisas. 

Plataforma adequada para o acesso

Para oferecer aos alunos um serviço completo e de qualidade, os gestores devem investir em uma plataforma que ofereça aos estudantes facilidade, praticidade e um acervo completo, com diversos livros. A Biblioteca Virtual da Pearson é um exemplo desse tipo de serviço, já que dispõe de inúmeros títulos sobre os mais diferentes temas, agregando várias áreas do conhecimento em seu catálogo. 

Quer saber mais sobre o blog da Biblioteca Virtual? Então acesse:

Conheça três livros que inspiraram filmes indicados ao Oscar 2020

Leitura dinâmica: cinco técnicas para ler e estudar mais rápido

Compartilhe nas redes

Por que investir em uma biblioteca virtual diversificada?

Uma biblioteca virtual tem a capacidade de agregar diversos eBooks ao seu acervo, que contribuem para a formação dos estudantes. Saiba mais...

LEIA SOBRE

Como os eBooks ajudam na elaboração de trabalhos universitários?

Os livros digitais vieram para ficar na educação acadêmica. Conheça algumas vantagens que eles proporcionam durante os trabalhos universitá...

LEIA SOBRE

Como o Text to Speech da Biblioteca Virtual torna a leitura acessível?

A acessibilidade no meio digital merece atenção especial nas discussões sobre a utilização dos recursos tecnológicos no ensino superior. Ho...

LEIA SOBRE