VOLTAR

Como ter uma biblioteca virtual acessível a todos os alunos

Ter uma biblioteca virtual acessível é uma necessidade essencial para qualquer instituição de ensino. Vamos te mostrar como fazer isso no texto abaixo. Confira!

Publicado em 09/12/2020

Uma instituição de ensino deve estar preparada para receber todos os alunos de forma igual, por isso a acessibilidade deve ser um tema debatido com veemência dentro da comunidade acadêmica.

Pensando nos serviços que a sua universidade deve oferecer, na biblioteca a falta de acesso pode prejudicar aqueles que têm algum tipo de deficiência ou síndrome. Isso porque a maioria das publicações físicas não estão adaptadas para esses usuários.

Porém, uma biblioteca virtual pode suprir essa necessidade de forma rápida e enriquecedora. É sobre isso que falaremos no texto de hoje. Acompanhe!

Busca por voz

O controle de voz para efetuar buscas em uma plataforma de livros digitais é essencial para que as pessoas que têm alguma dificuldade de escrita ou os movimentos limitados consigam fazer buscas pelas publicações sem maiores dificuldades.

Esse recurso é importante, pois também contribui para a integração das pessoas com deficiências visuais. Essa inclusão se faz cada vez mais necessária para provar que não devem existir barreiras entre as pessoas e, muito menos, no acesso à educação e à informação.

Configurações de cor

Para quem tem dificuldades para enxergar, algumas cores de letras e de fundo da tela podem atrapalhar a leitura, e isso obviamente é um fator dificultador para que o conhecimento seja adquirido.

Nesse sentido, ter uma plataforma que dá ao usuário a oportunidade de fazer as configurações necessárias para que ele se sinta mais confortável em sua leitura é uma maneira de integrar todos os estudantes à universidade. 

Tamanho das fontes

Na mesma linha que o item anterior, tenha em sua biblioteca virtual a opção de aumentar ou diminuir o tamanho das fontes, para que o aluno consiga adaptar o texto para o seu melhor aproveitamento na leitura.

Essa possibilidade já existe há algum tempo nos aparelhos digitais, que passaram a ser mais inclusivos quando foi levantado o ponto de que eles eram feitos para o uso de pessoas que possuem a visão perfeita.

Sendo assim, é necessário que essa opção esteja disponível também na versão mobile da sua biblioteca virtual, e não apenas no modo desktop. Afinal, os estudantes da sua instituição podem querer usar qualquer um dos dois tipos de acessos.

Audiodescrição

O serviço de audiodescrição está ficando cada vez mais comum. Isso é positivo, pois com ele pessoas cegas ou que sejam diagnosticadas com complicações severas de visão podem ter acesso facilitado a qualquer tipo de conteúdo audiovisual e escrito.

Essa forma de consumir o conteúdo de um livro consiste na narração das palavras escritas na publicação. O usuário consegue aumentar ou diminuir a velocidade da fala e adaptá-la ao seu entendimento.

Há pouco tempo, infelizmente, não eram todos os estudantes que conseguiam ler os livros, físicos ou digitais, de que uma universidade dispunha. Mas agora, com os avanços tecnológicos e com as discussões sobre a inclusão social cada vez mais fortes, é possível que todos tenham acesso à informação e a um estudo digno.

Como já falamos em vários pontos deste texto, tornar as instituições de ensino acessíveis a todos os públicos é uma necessidade e uma conquista importante para todos os que possuem alguma deficiência. 

A Biblioteca Virtual se preocupa com esse tema, e em nossa plataforma temos recursos que incluem todos os estudantes. Quer saber mais sobre nós? Então acesse o nosso site e visite o nosso blog para ficar por dentro das novidades.

Como o Text to Speech da Biblioteca Virtual torna a leitura acessível?

Como os eBooks ajudam na elaboração de trabalhos universitários?

Compartilhe nas redes

5 dicas para seguir antes de adotar um acervo digital

Antes de adquirir um acervo de livros digitais, é importante checar se ele oferece bons recursos aos alunos. Saiba os passos que você dev...

LEIA SOBRE

Os benefícios do MARC 21 para a sua biblioteca virtual

Ter um sistema que cataloga os livros digitais da sua biblioteca virtual é fundamental. Hoje você vai conhecer mais sobre os benefícios do ...

LEIA SOBRE

Por que investir em uma biblioteca virtual diversificada?

Uma biblioteca virtual tem a capacidade de agregar diversos eBooks ao seu acervo, que contribuem para a formação dos estudantes. Saiba mais...

LEIA SOBRE