ACESSE POR 30 DIAS!
VOLTAR

Já pensou em usar o seu smartphone para aprender?

A tecnologia facilita nossas vidas em muitos aspectos: reencontrar amigos, ter acesso a notícias, realizar compras e, por que não, estudar?

Publicado em 23/09/2019

É certo que a tecnologia tomou conta das nossas vidas. É raro acordar e não verificar o celular, antes mesmo de estar de pé. Já nos habituamos a estar online e a influência tecnológica em nossas vidas modificou os nossos principais hábitos cotidianos.

A tecnologia facilita nossas vidas em muitos aspectos: reencontrar amigos, ter acesso a notícias, realizar compras e, por que não, estudar?

O uso das novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem nos possibilitou ultrapassar barreiras e limitações antes impostas pelo mundo físico tornando possível, a educadores e alunos, conhecer e lidar com mundos, culturas, realidades e recursos outrora pouco acessíveis.

E você? Já pensou em usar o seu smartphone para aprender?

Estatísticas apresentadas pelo site norte-americano StudyBlue.com apontam que os alunos, que utilizam dispositivos móveis como ferramentas de estudo, apresentam melhor desempenho durante as aulas.

Neste artigo daremos algumas dicas de como utilizar seus dispositivos móveis e a internet para turbinar os seus estudos.

ORGANIZE-SE

Com planejamento e organização os seus resultados serão muito mais expressivos. A maior parte dos estudantes não sabe o que estudaram ontem, o que devem estudar hoje, nem o que estudarão amanhã e isso é extremamente prejudicial. Planejamento e a organização dos estudos são tão importantes quanto estudar.

Neste sentido, smartphones e tablets podem ser poderosos aliados e as informações, que antigamente estariam esparramadas em cadernos, bloquinhos, agendas e folhas de papel podem ficar organizadas e disponíveis a apenas um click de distância.

Você pode utilizar, por exemplo, o bloco de notas para elaborar listas de afazeres, matérias a rever e dúvidas a tiras nas próximas aulas. Calendários são úteis para manter o controle de datas de prova, prazos, horários de estudo e revisões.

APROVEITE SEU TEMPO OCIOSO

Utilize o tempo, antes perdido em longas filas de banco ou no metrô, para estudar. Seu tempo é um bem precioso e essas ocasiões podem ser úteis para adiantar uma pesquisa, revisar Cartões de Estudo ou mesmo para ler o capítulo de um livro.

PLANEJE UM TEMPO PARA O DESCANSO

Os mesmos dispositivos utilizados para nos ajudar também podem ser fontes de distração. A melhor maneira de não se distrair é planejar seu tempo de estudo, prevendo pausas de descanso.

Nesses momentos pegue algo para comer ou dê uma pequena caminhada para espairecer sua mente.

USE E ABUSE DOS APLICATIVOS

Na internet encontramos uma infinidade de sites e aplicativos, que ajudam na hora dos estudos. É importante ter certeza de que se trata de uma fonte confiável de informações. Faça uma breve pesquisa com amigos para conhecer o que rola de novo e interessante na rede.

Como sugestão, apresentamos uma lista de apps e serviços digitais que podem potencializar as horas dedicadas ao seu aprimoramento pessoal e profissional:

  • RealCalc Scientific Calculator: Nem sempre dá para fazer uma conta na calculadora do celular, por isso esse aplicativo vai te ajudar a resolver equações e raízes e respostas, é um aplicativo que contém calculadora científica, faz conversões, entre outras coisas.

  • Touch Surgery – Este aplicativo é bem diferente, mas muito interessante para quem deseja estudar o curso de medicina ou outra área parecida. Ele vai colocar você em uma mesa de cirurgia, é bem útil para quem quer entender um pouco mais sobre a anatomia humana e a medicina contemporânea.

  • Timetable – Um app para te ajudar na organização do estudo. Ele permite que você organize a sua vida acadêmica. É possível criar um calendário com os horários das aulas, anotar datas de provas e trabalhos, entre outras coisas.

  • Cola matemática – Um aplicativo que ajuda os alunos, mostrando com detalhes o passo a passo de cálculos, como MMC, equações de 2º grau, conversões numéricas, juros simples, PA, PG, teorema de Pitágoras, entre outras. Disponível para IOS e Android.

  • Evernote - O Evernote é um ótimo aplicativo para as pessoas que gostam de reunir um alto volume de materiais para estudar. Nesse aplicativo, é possível criar notas e fazer lista de tarefas, que você terá acesso em todos os lugares e pode compartilhar com quem quiser. Com tais facilidades, esse aplicativo se torna extremamente benéfico para quem busca melhorar a produtividade nos estudos.

  • EasilyDo - Não se assuste com o que esse aplicativo é capaz de fazer! Se você é uma pessoa que não consegue organizar os estudos e as tarefas, o EasilyDo é o app ideal. Com uma análise no seu e-mail, contatos, calendário e redes sociais, esse aplicativo organiza toda sua vida. Sim, basta você baixar em seu smartphone, permitir os acessos e deixar que ele organize toda a sua rotina.

  • App Biblioteca Virtual - Não podia faltar o nosso querido App: a maior plataforma de livros técnicos, acadêmicos e científicos do Brasil. Além do acervo multidisciplinar, os usuários tem acesso a uma série de ferramentas exclusivas que vão transformar a sua experiência de leitura.

Esta é uma pequena lista. Muitos outros aplicativos e sites podem ajudar na hora dos estudos. Escolha aqueles aos quais você mais se adapte e que o ajudem a melhorar a sua produtividade.

Só não pare de estudar. Vale a pena!

Não se esqueça de compartilhar o nosso conteúdo para que mais pessoas possam conhecer essas dicas. Nossa missão é contribuir para que cada vez mais pessoas possam realizar seus sonhos e alcançar seus objetivos de vida.

SOBRE A BIBLIOTECA VIRTUAL

A Biblioteca Virtual é a maior plataforma de livros digitais técnicos, científicos e acadêmicos do Brasil. Um consórcio entre as principais editoras do país para oferecer o que há de mais moderno e instrutivo.

São mais de 8.000 títulos, dos melhores autores, em diversas áreas do conhecimento: engenharia, administração, direito, comunicação social, saúde, marketing, letras, economia, computação, educação, psiquiatria, gastronomia, turismo, entre muitas outras.

A plataforma conta com obras de dezenas de editoras parceiras como Pearson, Manole, Contexto, Intersaberes, Papirus, Casa do Psicólogo, Companhia das Letras, Educs, Rideel, Jaypee Brothers, Aleph, Lexicon, Callis, Summus e Interciência.

Somos uma comunidade com mais de 3 milhões de estudantes e professores dedicada a distribuir conteúdo da mais alta qualidade acadêmica.

Se a sua Instituição ainda não é uma de nossas parceiras, entre em contato conosco e solicite uma visita.

FONTES E REFERÊNCIAS

Você pode se aprofundar nesse tema visitando os links:

O professor frente às novas tecnologias de informação e comunicação
Disponível em: http://bit.ly/2lRrcG0

Quais são os benefícios de estudar com o celular
Disponível em: http://bit.ly/2lLH390

Aprenda a usar o smartphone para estudar
Disponível em: http://bit.ly/2kIfaOQ

Inside Android M's new do not disturb mode
Disponível em: http://bit.ly/2kIMPYK

How to do more in a day by blocking mobile distractions 
Disponível em: http://bit.ly/2kf5T0p

10 Online Tools for better attention & focus
Disponível em: http://bit.ly/2maCVzm

Compartilhe nas redes

12 sugestões de livros para ler nas férias

Confira algumas dicas de leitura para você curtir, suspirar e aproveitar nas suas férias.

LEIA SOBRE

A acessibilidade no Ensino Superior

A acessibilidade deve permear as Instituições: da infraestrutura disponível a didática dos educadores.

LEIA SOBRE

A Biblioteca Virtual e o Ensino a Distância

Pontos fundamentais que devem ser observados no planejamento de cursos online de alta qualidade

LEIA SOBRE