VOLTAR

Leitura dinâmica: cinco técnicas para ler e estudar mais rápido

Publicado em 31/01/2020

Você já ouviu falar em leitura dinâmica? Ela é definida, basicamente, como uma técnica e habilidade desenvolvida para aumentar a velocidade de leitura. Ou seja, consiste em um método que possibilita ler textos com mais rapidez.


Já imaginou conseguir ler um calhamaço – livro ou caderno grande, muito volumoso – inteiro em um dia ou em até três, quatro horas?


Segundo a BBC News, Agatha Christie, escritora britânica que atuou como romancista, contista, dramaturga e poetisa lia 200 livros por ano, enquanto o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, termina um a cada duas semanas. Já o ex-presidente dos Estados Unidos, Theodore Roosevelt, lia um livro por dia e até dois ou três, se tivesse uma noite mais tranquila. Mas, como algumas pessoas conseguem fazer isso?


De acordo com o Diário Oficial do Distrito Federal, ao praticar a leitura dinâmica é importante se atentar para alguns fatores chaves para que a técnica seja efetiva. Apesar de poder ser praticada de diversas formas, é fundamental que elas sigam e respeitem esses fatores. Com base nisso e em pesquisas de outras fontes relevantes, como Freesider, Fundação Instituto de Administração, Portal Super Interessante e o próprio Diário Oficial do DF, reunimos cinco deles que garantem a eficiência da técnica e o aumento da velocidade. Confira abaixo:


1 – Afastar-se de ruídos e aparelhos eletrônicos


Para uma boa concentração e prática da leitura dinâmica, é necessário, antes de tudo, o maior silêncio possível.


Desligue a televisão, o rádio, silencie o celular, coloque o computador em modo hibernação e desfrute da sensação de ter toda a atenção voltada para aquele texto.


2 - Aumentar a extensão da visão periférica e o número de palavras registradas por fixação

 

O segundo fator chave para dar eficiência à técnica consiste em ampliar a visão periférica e o número de palavras registradas.

 

O ser humano costuma usar apenas o foco central da visão para ler. Isso faz com que a quantidade de palavras registradas por fixação seja limitada. Ao utilizar a visão periférica de forma consciente durante a leitura, é possível aumentar em até 50% a quantidade de palavras registradas por fixação.


3 - Eliminar a releitura

 

Muitos estudantes tem o costume de ler um pedaço de texto e, imediatamente, fazer uma releitura do conteúdo.


Isso se dá pela primeira leitura não ter sido feita com foco total. Com isso, a capacidade de compreensão do conteúdo e retenção na memória fica comprometida. Para evitar perdas de tempo e aumentar a velocidade de leitura, essa prática de releitura precisa ser eliminada.

 

4 - Visualize blocos

 

Com a aceleração, seu pensamento vai mudar e seus olhos aprenderão a focar em um único ponto da palavra. É aí que acontece a mágica: você não verá mais o texto como uma seqüência de letras, mas em unidades de pensamento. Para ler, você vai passar das sílabas para as palavras e das palavras para as ideias centrais do texto.

 

5 – Eliminar o hábito de pronunciar as palavras

 

É comum acompanhar a leitura com a pronúncia sonora ou mental daquilo que lemos. Esse hábito faz com que voltemos à estaca zero do passo anterior, lendo palavra por palavra e não blocos, como desejado.

 

Além disso, perdemos pequenas porções de tempo, em que terminamos a leitura e só partimos para a próxima palavra após concluir a pronúncia da anterior, baixando o rendimento.

 

A capacidade de compreensão também é afetada pelo hábito de pronúncia, pois o cérebro estará ocupado executando a pronunciação e não conseguirá se concentrar o suficiente para assimilar a interpretação do texto em si, resultando numa releitura, característica também negativa à leitura dinâmica.

 

Compartilhe nas redes

6 eBooks para auxiliar na gestão escolar

Confira títulos do acervo da Biblioteca Virtual que irão ajudar no seu trabalho!

LEIA SOBRE

Como o acesso a livros digitais auxilia no ensino a distância?

Veja alguns motivos para aderir aos livros digitais!

LEIA SOBRE

Conheça três livros que inspiraram filmes indicados ao Oscar 2020

Adaptações estão na disputa pelo prêmio mais importante da sétima arte no mundo

LEIA SOBRE