VOLTAR

5 formas de tornar uma biblioteca virtual acessível para deficientes visuais

Ter uma biblioteca acessível na sua IES é uma forma de abrir portas para novos alunos. Saiba como a tecnologia pode ajudá-lo nisso!

Publicado em 29/09/2021

Acessibilidade é um assunto cada vez mais importante. Tornar uma IES acessível é um passo essencial na luta por uma educação inclusiva. Mas isso nem sempre depende apenas da infraestrutura física. Por exemplo, você já pensou na importância de uma biblioteca virtual acessível para deficientes visuais?

Uma pesquisa da Datafolha mostrou que 57% das pessoas com deficiência visual se interessam pela leitura. Nesse número, estão tanto pessoas cegas quanto as que apresentam baixa visão. Mas esses mesmos interessados afirmam que existem muitos desafios a serem superados para poderem ter acesso aos livros.

Nesse mesmo estudo, uma solução de inovação parece surgir. Quase 80% dos leitores deficientes visuais utilizam a tecnologia para ler. Por exemplo, 66% ouvem audiolivros ou usam leitores de tela. Ou seja, recursos tecnológicos nos permitem aumentar a acessibilidade.

Uma biblioteca acessível, portanto, precisa contar com tecnologia. Plataformas virtuais ou online oferecem diversas opções que tornam a leitura possível para pessoas com deficiência visual. Acompanhe!

5 recursos essenciais para uma biblioteca virtual acessível

A Biblioteca Virtual da Pearson traz uma série de recursos que a tornam acessível. Veja abaixo como a tecnologia é a resposta para deficientes visuais.

1 - Conteúdo 100% acessível

Em primeiro lugar, a biblioteca precisa apresentar material 100% acessível a qualquer dispositivo móvel. Além disso, deve oferecer materiais disponíveis para download para que o leitor possa acessar também offline.

As bibliotecas virtuais são compostas de e-books e audiolivros. Ambos, são essenciais para garantir uma excelente experiência para os usuários com deficiência visual. Dessa forma, será possível tornar a biblioteca acessível para todos.

Leia tambémComo os eBooks ajudam na elaboração de trabalhos universitários?

2 - Barra de acessibilidade

Na Biblioteca Virtual da Pearson, por exemplo, existe uma barra de acessibilidade no topo.

Nessa barra de acessibilidade, é possível mudar o contraste de todas as páginas. Também há a possibilidade de alterar o tamanho das fontes.

Essa é uma ferramenta fundamental na acessibilidade para pessoas com deficientes visuais, particularmente para quem tem baixa visão.

3 – Recurso continue sua leitura

Uma dificuldade encontrada por muitas pessoas com deficiência visual é saber em que parte de um livro elas pararam na última leitura.

Em uma biblioteca acessível, esse problema é resolvido com a ajuda da ferramenta "continue sua leitura", também existente na Biblioteca Virtual Pearson. Assim, é possível continuar exatamente de onde parou. O recurso ajuda:

  • Incentivar a leitura do conteúdo completo;
  • Melhora a experiência do aluno;
  • Ajuda o aluno e o docente a controlar o progresso de aprendizado.

4 - Text to Speech

Essa é a principal ferramenta que torna a Biblioteca Virtual Pearson 100% acessível.

Ao acionar o recurso, a tecnologia começa a ler o texto em voz alta. E ainda é possível mudar a velocidade da leitura e pular páginas quando necessário.

Isso torna a leitura de qualquer texto acessível para deficientes visuais. E, além de facilitar os estudos, ainda estimula o gosto pela leitura e a imersão nos temas estudados.

Leia também5 Tendências de inovação em bibliotecas

5 - Compatibilidade com softwares de acessibilidade

Por fim, a Biblioteca Virtual Pearson é compatível com softwares de acessibilidade. Isso significa que ela pode ser utilizada com outros programas que a tornem ainda mais acessível.

Alguns exemplos são programas de descrição em áudio ou de tradução para Linguagem Brasileira de Sinais (Libras).

Assim, seja pessoas com deficiências visuais, auditivas ou outras necessidades específicas, todas podem ter acesso ao acervo completo.

Por que oferecer uma biblioteca acessível na sua instituição de ensino?

Em primeiro lugar, é importante lembrar que existem leis e diretrizes sobre acessibilidade que você deve seguir. Toda instituição de ensino superior precisa estar de acordo com elas. No entanto, dar um passo além pode abrir portas para novos alunos e ajudar a sua instituição a ir mais longe.

Oferecer uma Biblioteca Digital acessível permite que estudantes deficientes visuais tenham melhor desempenho nas aulas e progridam continuamente. Além disso, os mantêm motivados, pois traz recursos complementares aos estudos. E, claro, estimula um gosto pela leitura que muitos deles já têm.

Existem muitas bibliotecas virtuais e, certamente, cada uma é acessível do seu modo. A ferramenta da Pearson, no entanto, faz questão de se tornar cada vez mais acessível. Portanto, com um acervo de mais de 8 mil e-books, ela pode ser a solução ideal para a sua instituição.

Com temas como Administração, Economia, Marketing e Medicina, a nossa biblioteca cobre diversas áreas de conhecimento. Estamos presentes em mais de 500 IES em todo o país, oferecendo uma educação mais inclusiva para todos.

Quer saber mais sobre essa solução inovadora? Então, aproveite e faça um teste gratuito por 30 dias e conheça todas as funcionalidades da Biblioteca Virtual!

Compartilhe nas redes

Notícias falsas: como o bibliotecário pode combatê-las?

Nas instituições educacionais, o bibliotecário tem um papel importante no combate às notícias falsas. Veja como proceder!

LEIA SOBRE

Biblioteca pública: como manter a organização do espaço físico?

Reunimos uma série de dicas para que você saiba como manter a sua biblioteca pública sempre muito bem-organizada. Confira!

LEIA SOBRE

User Experience (UX): qual a importância na Biblioteca Virtual?

Você já ouviu falar em UX? Conheça esse conceito e saiba como faz diferença na biblioteca virtual da sua instituição de ensino superior!

LEIA SOBRE