VOLTAR

5 recursos essenciais para uma biblioteca virtual

Confira a lista com os principais recursos que uma biblioteca virtual deve oferecer. Se você é gestor de IES ou bibliotecário, fique por dentro deste tema.

Publicado em 15/09/2021

Talvez boa parte das recomendações sobre os cuidados para montar uma Biblioteca Virtual, você já conheça. Porém, talvez ainda não tenha se dado conta dos recursos essenciais que garantem o aprimoramento dos serviços educacionais que sua instituição de ensino já presta.

A seguir, você verá o quanto estes recursos podem fazer a diferença para os alunos e para todo o público-alvo que você pode alcançar ao se decidir pela implementação de uma Biblioteca Virtual.

Além de formar melhores leitores, um acervo digital tem um enorme potencial para desenvolver o pensamento crítico. Por meio do acesso rápido, prático e facilitado pelos mais variados dispositivos móveis, é possível ler e aprender muito a qualquer hora e em qualquer lugar. Acompanhe e se aprofunde nesse assunto!

5 recursos indispensáveis em uma Biblioteca Virtual para aumentar a satisfação dos usuários

1. Acessibilidade para todos!

Acessibilidade é um termo muito mais amplo que acesso. O acesso consiste na liberdade do usuário em usufruir dos conteúdos de todos os lugares e no momento que for melhor para a sua rotina.

>> Como o Text to Speech da Biblioteca Virtual torna a leitura acessível?

Já a acessibilidade é garantir soluções para eventuais limitações que determinadas pessoas e certos grupos têm e, nesse caso, relacionadas à leitura.

A Biblioteca Virtual deve ser 100% inclusiva, atendendo à diversidade individual ou coletiva.

Se além de funcionar on-line, o acervo digital puder ser acessado off-line, ótimo! Os recursos também devem estar disponíveis, por exemplo, para disléxicos e pessoas privadas de alguns dos sentidos (audição, fala, visão).

E, ainda, permitir a mudança de cor e tamanho das letras e das imagens. Os conteúdos virtuais que não proporcionam leitura e aprendizado para todas as pessoas, independentemente de suas características físicas ou mentais, não cumprem bem sua proposta inicial.

Por isso, ao contratar a ferramenta, certifique-se que a plataforma obedece às melhores práticas e padrões internacionais para garantir a melhor e experiência dos usuários. Aliás, observe se há material para quem tem vulnerabilidade parcial ou total de visão, daltonismo e glaucoma. Não se esqueça de questionar sobre o atendimento a deficientes intelectuais e físicos.

2. Público amplo e ávido por conteúdos relevantes

Algumas instituições de ensino estão abrindo acesso à Biblioteca Virtual para os pais dos estudantes, iniciativa com excelentes resultados. Isso gera um maior engajamento dos familiares, que ficam ainda mais envolvidos no processo educativo dos filhos.

E as famílias se beneficiam, também, consultando o grande leque de opções multimídia do acervo para se atualizarem. Seja para crescer na carreira profissional, empreender ou simplesmente estudar assuntos correlatos a um hobbie, curso ou simplesmente um passatempo cultural.

As vantagens da Biblioteca Virtual também vão de acordo com as necessidades e anseios dos professores. Acervos digitais proporcionam aprendizado sobre novos métodos de ensino, inovações relativas a avaliações e novidades sobre como planejar aulas mais dinâmicas e atraentes. Enfim, o conteúdo garante a formação continuada dos docentes.

>> Conheça 14 vantagens da Biblioteca Virtual Pearson!

3. Experiência única e motivadora

A maioria das instituições de ensino ainda não implementaram inovações tecnológicas e isso afeta diretamente o desempenho educacional dos estudantes.

Quando existem incentivos práticos, de fácil acesso e que proporciona maior interação, a motivação de aprender e se desenvolver é bem maior.

Os recursos de uma Biblioteca Virtual precisam oferecer este atrativo para enriquecer a experiência dos estudantes. A plataforma deve ser interativa e apresentar tudo o que os estudantes precisam para seguirem uma trilha de aprendizagem de excelência.

4. Assimilação rápida do conteúdo e conectividade

Para que haja uma participação mais ativa, é fundamental que os usuários da sua Biblioteca Virtual tenham ferramentas que complementam o estudo, como marca-textos ou flash cards.

Quando o aluno faz marcações nos principais trechos, destaques de páginas e de citações que chamaram atenção, a assimilação do conteúdo é muito maior e mais automática, ou seja, torna o aprendizado mais eficiente.

As conexões entre as diversas disciplinas também são importantes. Por isso, quando a plataforma escolhida tem recursos para anotações e comentários, aumenta ainda mais o engajamento entre alunos e professores.

5. Materiais para download

Estudantes de todas as idades adoram a biblioteca virtual que tem esta funcionalidade. Isso facilita a vida deles. Procure por uma plataforma na qual os livros digitais possam ser acessados mesmo quando o leitor não estiver conectado à internet.

Quer entender melhor os benefícios de uma biblioteca virtual para a sua IES? Tenha a maior plataforma de eBooks universitários em sua instituição, faça um teste por 30 dias totalmente gratuito!

>> Livros digitais x livros físicos: qual a melhor escolha para o ensino superior?
>> Quais são as exigências e os critérios de avaliação do MEC para uma biblioteca virtual?

Compartilhe nas redes

Pearson Higher Education é Top of Mind em Biblioteca Digital e Tecnologias para EAD

A Pearson Higher Education é vencedora do Prêmio Top Educação, nas categorias de Biblioteca Digital e Tecnologias para EAD.

LEIA SOBRE

Biblioteca Virtual Pearson: sua IES com um acervo digital completo!

Já pensou em implementar a transformação digital na sua IES com a Biblioteca Virtual Pearson? Saiba mais sobre a importância do acervo digi...

LEIA SOBRE

Notícias falsas: como o bibliotecário pode combatê-las?

Nas instituições educacionais, o bibliotecário tem um papel importante no combate às notícias falsas. Veja como proceder!

LEIA SOBRE