Publicado em 27/01/2021
Está pensando em adotar uma biblioteca digital para a sua universidade, mas ainda tem dúvidas sobre os tipos de recursos que são essenciais para oferecer uma experiência de qualidade aos estudantes?
No texto de hoje, aqui do blog da Biblioteca Virtual, te mostraremos algumas dessas ferramentas que estão presentes em nossa plataforma de livros digitais. Se ficou curioso, continue aqui conosco e conheça mais sobre a marca.
Durante a leitura dos livros, enquanto estudam, muitos estudantes gostam de fazer anotações sobre informações que julgam ser relevantes para o seu processo de aprendizado.
Nos livros físicos, para não riscar as páginas, uma saída para fazer isso é colar pequenos papéis de anotação. Mas e nos livros digitais? Os títulos presentes na Biblioteca Virtual são programados para aceitar que o leitor abra comentários e faça as marcações que achar necessárias.
Caso não queira abrir um comentário em um determinado ponto da sua leitura e prefira destacar com outra cor alguma informação, o leitor pode usar um marca-texto!
Os livros da Biblioteca Virtual têm esse recurso, que é muito fácil de usar. Basta escolher o ícone de marcador de texto e selecionar o que você deseja grifar.
Para deixar os estudos ainda mais organizados, existem quatro cores diferentes de marcadores; sendo assim, é mais fácil categorizar os dados que estão marcados, o que facilita também a memorização do conteúdo, uma vez que é possível associar a cor a um tipo de informação.
Ao implantar uma plataforma de livros digital na sua instituição de ensino, é preciso levar em consideração as diferentes ferramentas que os alunos poderão usar para acessá-la, como celulares, tablets e computadores.
Por isso, escolha uma biblioteca que permita que todos os livros possam ser visualizados da melhor forma possível, e que todos os recursos estejam disponíveis independentemente do instrumento escolhido.
Para quem estuda, cada segundo é importante, não é mesmo? Então que tal ajudar ainda mais o aluno da sua universidade e oferecer uma plataforma de livros digitais que contenha o recurso de sincronização das páginas?
Isso evita que ele precise encontrar novamente a página que estava lendo quando parar de estudar, ou quando mudar a ferramenta que estava usando para ler (computador, tablet ou celular, por exemplo).
O usuário de uma biblioteca digital não pode ficar refém de uma boa conexão de internet para estudar. Os motivos para ficar desconectado podem ser diversos, mas isso não pode impedir as leituras. Sendo assim, invista em uma plataforma que permita o acesso off-line às obras do acervo.
Com a Biblioteca Virtual, os estudantes têm acesso aos livros mesmo sem estarem conectados à internet. Para usar esse recurso, basta baixá-lo e pronto! Ele estará na lista de títulos que podem ser lidos em qualquer lugar, independentemente da conexão à internet.
Em um acervo tão extenso como o da Biblioteca Virtual, ter um recurso de busca avançada é interessante. Isso porque através do uso de filtros e palavras-chave, o usuário consegue encontrar o livro que deseja de forma mais rápida e organizada.
Além disso, e como citamos anteriormente, esse mecanismo contribui para que ele não perca tempo explorando as páginas de busca, o que otimiza o planejamento de estudos e economiza minutos preciosos para serem usados para aprender.
A sua instituição de ensino precisa estar conectada às modernidades do mundo, e não se pode negar que os livros digitais chegaram ao mercado para ficar! Dessa forma, pesquise qual a plataforma que melhor se adapta à realidade educacional da sua universidade e qual oferece o maior número de recursos que facilitam a vida dos seus estudantes.
Quer saber mais sobre a Biblioteca Virtual? Então acesse o nosso blog e fique por dentro das novidades.
A Pearson Higher Education é vencedora do Prêmio Top Educação, nas categorias de Biblioteca Digital e Tecnologias para EAD.
Já pensou em implementar a transformação digital na sua IES com a Biblioteca Virtual Pearson? Saiba mais sobre a importância do acervo digi...
Nas instituições educacionais, o bibliotecário tem um papel importante no combate às notícias falsas. Veja como proceder!