VOLTAR

Biblioteca digital: tudo o que você precisa saber

Uma instituição de ensino superior não pode abrir mão de contar com uma boa biblioteca digital. Conheça todas as vantagens!

Publicado em 27/09/2021

Numa instituição educacional, principalmente de ensino superior, a implementação de uma Biblioteca Digital deve ser precedida de amplo conhecimento sobre plataformas, seus benefícios e cuidados a serem tomados.

O aprendizado sobre o mundo virtual reunido no esforço já obtido por muitas escolas ajuda a entender melhor o tema.

Bibliotecários do Brasil e do mundo, em algum momento, viveram um dilema parecido:

Como garantir que a biblioteca virtual da instituição de ensino cumpra os mesmos objetivos dos espaços que, até então, eram físicos?

Os estudantes da atual geração estão muito conectados com a tecnologia em geral. E alunos das mais diferentes regiões são mais seletivos, exigindo que?as faculdades e universidades atendam suas reais necessidades.

Enquanto isso, as áreas de pesquisa e estudo, bem como laboratórios e até mesmo as áreas de atendimento voltadas ao ensino superior, precisam acompanhar este movimento em prol de um processo de aprendizado mais ágil.

Desafios e oportunidades

O principal desafio de gestores escolares e bibliotecários é investir nas soluções digitais que mais agreguem valor à prestação de serviços aos educandos e professores.

Já pensou poder promover o estudo de obras publicadas em qualquer lugar do mundo e em diferentes línguas?

Neste cenário, a biblioteca digital aparece como facilitadora do acesso à informação e ao conhecimento. Acervos virtuais com uma série de materiais didáticos, e-books, livros, vídeos e jogos aceleram o processo de aprendizagem.

Os aspectos positivos da empreitada que envolve uma biblioteca digital vão bem além disso. Ela pode ser acessada com apenas um clique, em local e horário desejados, garantindo também que os professores planejem suas aulas. A própria comunidade que gira em torno de uma faculdade, por exemplo, pode usufruir desse avanço da tecnologia.

Leia também: Quais os custos de uma Biblioteca Virtual? 

A iniciativa vale a pena no âmbito financeiro da instituição de ensino. A biblioteca digital reduz custos fixos e variados, além de colocar a instituição, sua marca e reputação num novo patamar tecnológico. O que gera novas matrículas e, consequentemente, aumento de receita.

A Biblioteca Virtual promove experiência única para os estudantes

A estrutura necessária e toda a burocracia relativa ao empréstimo de livro numa biblioteca física agora dá lugar a uma experiência única para seus usuários. E o que dizer do espaço demandado pelas inúmeras prateleiras, manutenção, funcionários e demais despesas?

Certamente, o investimento numa biblioteca digital compensa. O retorno dos recursos financeiros é rápido.

O acesso fácil e rápido, tanto de alunos quanto de educadores poupa o tempo precioso deles. E, ao entregar conteúdos relevantes e customizados a cada necessidade, a biblioteca digital aumenta a satisfação das pessoas em relação à sua instituição de ensino.

Para que tudo isso se torne realidade, um dos cuidados é apostar numa biblioteca digital que ofereça uma ferramenta de busca eficiente.

Com cada vez menos tempo e paciência disponíveis, é interessante que você possibilite filtros para as opções desejadas. Nada como achar o que procuramos usando somente a área, o título ou nome do autor de um certo material, não é mesmo?

É bastante válido, ainda, buscar por um parceiro que tenha uma plataforma de leitura digital 100% acessível. Esta proposta é superior ao que algumas bibliotecas virtuais oferecem aos seus clientes. O serviço de plataforma vai bem além de funcionar somente como um depósito não físico de livros.

Outro ponto fundamental: a qualidade do ensino de uma instituição de ensino superior nunca mais será a mesma depois da adoção de uma Biblioteca Virtual.

Vai melhorar muito na medida em que se trata de uma solução que promove uma nova forma de planejar e realizar projetos em salas de aula, tornando o dia a dia de todos mais prático e proveitoso.

Otimização do tempo

O tempo gasto com deslocamentos pode ser aproveitado para a geração de novas ideias, para o debate de opiniões e propostas de inovação. A otimização do tempo é garantida toda vez que alguém acessar conteúdos virtuais disponíveis.

Isto porque os estudantes e demais usuários farão isso em momentos que forem mais propícios, bastando apenas sinal de internet e um dispositivo móvel, como computador, notebook, celular, smartphone ou tablet. A concentração e o foco nos estudos aumentam.

Implantar um projeto de biblioteca digital numa faculdade, universidade ou escolas em geral, para alunos de todos os níveis escolares, é dar um passo decisivo na modernização de sua instituição.

Leia também: 5 tendências de inovação de ensino superior!

A possibilidade de acesso compartilhado tira da frente as antigas disputas por obras mais requisitadas. Um e-book, por exemplo, pode ser lido ao mesmo tempo por todos os usuários sempre que precisarem.

O acesso pode e deve ser simultâneo. A biblioteca digital ganha, assim, o status de material pra ser consultado, inclusive, no meio de uma aula.

Biblioteca digital x preservação de livros

Só quem já trabalhou em uma biblioteca sabe sobre o desafio da preservação de um acervo físico. Era e ainda é muito comum, em alguns lugares, o uso de luvas específicas para o manuseio de obras literárias e documentos antigos. Tudo para que eles não se desintegrem ou sofram avarias.

E isso é só um exemplo da estrutura necessária. Hoje, o acesso a livros digitalizados é instantâneo e não requer item algum de segurança e que objetive sua preservação.

A biblioteca digital atende a necessidade de se preservar um acervo. Os conteúdos podem ser vistos por milhares de leitores sem que sejam prejudicados.

Dispostas na nuvem, todas as obras podem ser acessadas em qualquer lugar por meio de um dispositivo móvel. A tecnologia garante a universalização do ensino!

Atualização constante do acervo

As instituições educacionais que têm uma biblioteca digital própria oferecem aos estudantes um diferencial importante: a atualização constante do acervo para consultas.

Os conteúdos multimídia de um acervo digital atendem aos estudos de uma forma muito mais dinâmica. O engajamento dos alunos com as mais diversas disciplinas acessadas por meio dos recursos eletrônicos é muito maior.

Não há outra saída. Os recursos tecnológicos vieram pra ficar. A conexão com várias telas ao mesmo tempo e uma nova maneira de pensar já podem ser consideradas características comuns entre crianças, jovens e adultos. Nas classes mais privilegiadas economicamente, até mesmo os idosos estão aproveitando os benefícios da vida digital.

Interessado em saber mais vantagens de uma Biblioteca Virtual no ensino superior? Então,o que acha de fazer uma avaliação gratuita por 30 dias? Obtenha o acesso grátis para sua instituição de ensino agora mesmo!

Compartilhe nas redes

Pearson Higher Education é Top of Mind em Biblioteca Digital e Tecnologias para EAD

A Pearson Higher Education é vencedora do Prêmio Top Educação, nas categorias de Biblioteca Digital e Tecnologias para EAD.

LEIA SOBRE

Biblioteca Virtual Pearson: sua IES com um acervo digital completo!

Já pensou em implementar a transformação digital na sua IES com a Biblioteca Virtual Pearson? Saiba mais sobre a importância do acervo digi...

LEIA SOBRE

Notícias falsas: como o bibliotecário pode combatê-las?

Nas instituições educacionais, o bibliotecário tem um papel importante no combate às notícias falsas. Veja como proceder!

LEIA SOBRE