Lançado pela primeira vez em 1951, reunindo a vasta experiência do Professor Hubertus Colpaert na Seção de Metalografia do Instituto de Pesquisas tecnológicas de São Paulo, este livro se transformou, rapidamente, numa das mais importantes referencias Brasileiras para todos os profissionais interessados no processamento, tratamento e emprego de aços e ferros fundidos. Uma feliz combinação de Atlas de Metalografia dos aços e ferros fundidos, manual de técnicas metalográficas e texto introdutório aos fundamentos das transformações de fases e aos tratamentos térmicos destes materiais, o livro, carinhosamente conhecido como "o Colpaert" educou gerações de metalurgistas brasileiros. Nesta edição, revista e atualizada pelo Prof. André Luiz V. da Costa e Silva buscou-se preservar o espírito da edição original, agregando, entretanto, os importantes desenvolvimentos ocorridos nas últimas décadas, tanto sob o aspecto dos produtos siderúrgicos como das técnicas de caracterização assim como o progresso na compreensão das transformações que permitiram a realização dos extraordinários desenvolvimentos destas ligas.
André Luiz V. da Costa e Silva
Engenheiro metalúrgico formado pelo Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro, em 1976. Concluiu seu mestrado pela University of British Columbia, Vancouver, em 1979, e o doutorado pela University of Florida, Gainesville, em 1994.
Iniciou sua carreira de engenheiro na então Eletrometal Aços Finos S.A., na área de Refusão, tendo passado, posteriormente, para a área de Fusão (Aciaria). Foi gerente de Engenharia de Materiais na CBV Indústria Mecânica S.A., participando de projetos pioneiros na área de Equipamentos de Petróleo para Águas Profundas. É professor titular (colaborador) na Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda, da Universidade Federal Fluminense, na qual ingressou em 1983. É também é diretor técnico do Instituto Brasileiro da Qualidade Nuclear, no qual foi certificado como Inspetor Nível III e Perito Nível III na área de Materiais.
Seus interesses envolvem as relações processamento-propriedades em materiais, a aplicação da termodinâmica computacional ao processamento e desenvolvimento de materiais e seu processamento, em especial de aços e superligas. Atua como consultor de empresas brasileiras em diversas áreas relacionadas a aços e ligas especiais, especialmente análise de falhas, especificação de materiais e desenvolvimento de materiais e processos.
Foi o Chairman do Alloy Phase Diagram International Commission (APDIC), entre 2008 e 2013. Foi agraciado, pelo IOM3, na Inglaterra, em 2014 com o Hume-Rothery Prize, In recognition of distinguished achievements concerned with phase relationships..in materials e pela ABM, em 2017, com a Medalha ABM Hubertus Colpaert em reconhecimento a atuação nas áreas de metalografia e metalurgia física.
Tem mais de 60 publicações em revistas indexadas, e mais de 150 publicações e apresentações em congressos. É co-autor do livro “Aços e Ligas Especiais” e realizou a revisão e atualização, para a 4a edição do livro “Metalografia dos Produtos Siderúrgicos Comuns”, do Prof. Colpaert, publicado também pela ASM como “Metallography of Steels- Interpretation of Structure and the Effects of Processing”.
Muito bom! Utilizei como base em um projeto de metalografia na faculdade
Excelente!!
André Filipe
segunda-feira, 29 de abril de 2024
Bom
Nenhuma curtida