Esta coletânea está voltada para distintas situações clínicas nas quais se coloca a questão dos limites do trabalho psíquico, trabalho de Eros. Os artigos que a compõem contemplam, de forma integrada, elementos teóricos e clínicos relativos a vivências subjetivas que envolvem dificuldade quanto à capacidade de ligação e de representação. Essa problemática é elaborada não somente pelo viés da dinâmica pulsional, mas também da dinâmica das relações objetais e, particularmente, a partir do plano da relação transferencial. Ou seja, são explorados diferentes fenômenos que nos interrogam sobre os limites de Eros inclusive ante os desafios que colocam à clínica psicanalítica, tendo em vista a singularidade de seu manejo. A questão dos limites do trabalho psíquico nas configurações subjetivas que parecem marcar a atualidade é também objeto de análise em vários textos desta coletânea.
Eliane Michelini Marraccini
Psicóloga, psicanalista, mestre e doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), professora e supervisora do curso de especialização Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, membro da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental (AUPPF). Atende em consultório particular desde 1975. É coorganizadora de cursos de extensão cultural, participa de bancas examinadoras e demais atividades científicas.
Possui vários artigos em publicações científicas. É autora de Encontro de mulheres: uma experiência criativa no meio da vida (Casa do Psicólogo, 2001), coorganizadora de Limites de Eros (Blucher, 2ª edição, no prelo).
Esse livro ainda não possui comentários.