VOLTAR
Escola, espaço de subjetivação: de Freud a Morin

- Nenhuma avaliação

Escola, espaço de subjetivação: de Freud a Morin

Alcimar Alves de Souza Lima; Esméria Ro...

Páginas: 30
Editora: Blucher
Edição:

Idioma: Português
ISBN: 9786555061017

Descrição

Este livro discute o papel da escola ainda presa ao modelo tradicional de que a família educa e a escola ensina, buscando fazer compreender o alcance do processo de ensinar e sua conexão com o educar – tarefa que não compete só à família, mas a todas as instituições sociais. Educar é visto aqui como a formação integral do ser. Ao rever essa dicotomia entre educar e ensinar e entre a família e a escola, buscamos, na totalidade do sujeito, a integração entre razão e emoção. Portanto, entre conhecimento e desejo. E com essa fundamentação destacamos a importância das relações na escola, sobretudo as relações professor-aluno, que devem voltar-se à compreensão do desejo e da afetividade. Trata-se de proposta de educação escolar assentada em uma pedagogia autogenerativa, capaz de fazer do educar e do ensinar uma arte criadora em sintonia com os movimentos acelerados de mudanças que acontecem em nosso entorno social.

Sobre o Autor

Esméria Rovai
Professora da experiência pedagógica dos Ginásios Vocacionais; profa. dra. em Psicologia da Educação pela PUC-SP e professora no curso de formação de professores do Centro Paula Souza. Coautora dos livros Escola como desejo e movimento (Cortez, 2015) e Criança inquieta (On Demand, 2018) e organizadora dos livros Ensino vocacional: uma pedagogia atual e Competência e competências: contribuição crítica ao debate (Cortez, 2005; 2010).

Comentários mais recentes sobre este livro

Esse livro ainda não possui comentários.