VOLTAR
Perto das trevas: a depressão em seis perspectivas psicanalíticas

- 2 Avaliações

Perto das trevas: a depressão em seis perspectivas psicanalíticas

Alfredo Naffah Neto; Alexandre Patricio...

Páginas: 28
Editora: Blucher
Edição:

Idioma: Português
ISBN: 9786555061260

Descrição

É com satisfação que me vi convidado e participando deste livro de porte que foi empreitado por Alfredo Naffah Neto e Alexandre Patricio de Almeida. O tema abordado é a depressão que devasta e corrói as esperanças e a sustentabilidade da vida. Tal como ocorreu a Freud desenvolver seu importante trabalho a partir da obra de Schreber, Naffah Neto e Almeida propuseram a reflexão sobre o livro Perto das trevas, do renomado escritor William Styron, no qual narra seu mergulho em uma depressão avassaladora em um circuito de infernal e insuperável sofrimento. Essa reflexão é feita por comentários e observações tecidas por psicanalistas de diversas orientações teóricas em seis capítulos diferentes, nos quais os autores “interpretam” o texto à luz das ideias de S. Freud, S. Ferenczi, M. Klein, W. R. Bion, em que faço minha contribuição pessoal, D. Winnicott, J. Lacan e outros psicanalistas de linhagem francesa. A proposta não é gerar controvérsia ou disputa de hegemonias e verdades, mas mostrar ao leitor, em uma linguagem também acessível ao leigo interessado, como essa questão tão relevante é abordada e lidada por essas diferentes correntes do pensamento psicanalítico.

Sobre o Autor

Alfredo Naffah Neto
Psicanalista. Mestre em Filosofia pela USP, doutor em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Professor titular da PUC-SP no Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Clínica, núcleo Método Psicanalítico e Formações da Cultura. Autor de diversos livros e artigos sobre psicanálise. Atualmente, realiza um estudo comparativo entre as diferentes linhagens psicanalíticas, focado na articulação entre a teoria e a clínica de cada uma delas; relações entre psicanálise e música (ópera e música popular, principalmente), como articulações entre a vida e a obra de artistas importantes (cantores, músicos, compositores), comparações entre a escuta musical e a escuta psicanalítica etc.

Alexandre Patricio de Almeida
Psicanalista. Mestre e doutorando pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Clínica da PUC-SP. Professor universitário em cursos de graduação e pós-graduação. Membro do Laboratório Interinstitucional de Estudos da Intersubjetividade e da Psicanálise Contemporânea (LipSic) (PUC-SP e USP). Autor de artigos científicos e dos livros Psicanálise e educação escolar: contribuições de Melanie Klein (Zagodoni, 2018) e Intervenção psicanalítica na escola (Zagodoni, 2020). Organizador do livro A pesquisa em psicanálise na universidade: um enfoque no método por meio de exemplos (EDUC, 2020). Pesquisador CNPq. Proprietário da conta @alexandrepatricio no Instagram, em que compartilha diversos conteúdos sobre psicanálise, cultura e sociedade.

Comentários mais recentes sobre este livro

Boa editora Autor recomendado Vale a leitura Livro referência