Os capítulos deste livro iluminam facetas do pensar e pensa o próprio processo de pensar. Iluminar remete à metáfora “dar à luz” pensamentos (representados por lâmpadas nas estórias em quadrinhos) e implica em fertilização, concepção, desenvolvimento, nascimento e potencialidade criativa da mente. O aforismo cartesiano “Penso, logo existo” estimula o psicanalista a debruçar-se sobre situações em que o ser humano não se sente suficientemente existente. Os ataques à capacidade de pensar remetem à sensação de que a vida não vale a pena, que se esvai, ou na criação de um falso mundo alucinado, ou na impressão de que se vive em mundo confuso e ameaçador, por exemplo. As reflexões efetuadas pelos autores têm como pano de fundo a obra de Klein e de Bion e conduzem às vicissitudes dos processos de simbolização. O leitor, certamente, se lembrará do mito da expulsão do paraíso, dos perigos de comer o fruto da árvore do conhecimento e do castigo que obriga o ser humano a pensar a vida na Terra, onde o que antes era dado terá que ser conquistado e transformado.
Ana Karina Fachini Araujo
Psicanalista, Doutora em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Docente e supervisora do curso Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae -ISS. Pesquisa sobre o renascimento psíquico do sujeito vivido em análise, através de diálogos entre Melanie Klein e Winnicott. Coordena grupos de estudos de Melanie Klein e Winnicott. Publicações sobre identificação projetiva, posição depressiva e situação edípica.
Suzana Alves Viana
Psicanalista, Doutora em Psicologia Clínica pela USP-SP. Docente e supervisora do curso Formação em Psicanálise do ISS. Coordena o grupo de estudos Leituras Kleinianas e o Acompanhamento Kleiniano. Autora do livro: “Contratransferência: a questão fundamental do analista” e do audiolivro: “Mélanie Klein: As raízes arcaicas do pensamento”. Publicações sobre Teoria, Clínica Psicanalítica e Feminilidade.
Talita Cristina Somensi Dias
Psicanalista, Mestre em Ciências pela UNG. Docente e supervisora do curso Formação em Psicanálise do ISS. Professora do curso de Psicologia da UNG e do Setting Estudos em Psicanálise em Guarulhos. Coordena grupos de estudo de Melanie Klein. Pesquisa e publicações sobre técnica psicanalítica, atendimento de crianças e psicossomática.
Esse livro ainda não possui comentários.