Este livro, escrito por renomados professores e pesquisadores, apresenta temas relevantes relacionados ao curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, como engenharia de produção, recuperação e purificação de bioprodutos, as biotransformações, passando pela microbiologia ambiental, a biotecnologia aplicada, a bioenergia, e a biorrefinaria, atingindo tópicos específicos sobre enzimas, edição genômica, vacinas, tecnologias inovadoras, engenharia genética e toxicológica. O curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia é multidisciplinar, e até o presente momento há uma carência de bibliografias específicas para esta graduação que tragam informações que encerrem e inter-relacionem as disciplinas da matriz curricular. Um bom livro didático, bem empregado pelo professor, certamente é um recurso valioso para ajudar os acadêmicos a avançar em seus conhecimentos. Portanto, esta obra é direcionada aos estudantes de graduação e pósgraduação, mas será de grande serventia para estudantes de todas as áreas afins. Espera-se que esta obra contribua para a promoção e divulgação de pesquisas e tecnologia nas áreas de Bioprocessos e Biotecnologia.
Fernando Santos
Professor/Pesquisador Adjunto da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul e colaborador de diversas Universidades brasileiras e do exterior. Sócio fundador de duas startups na área de energia renovável. É Pós- doutor em Bioenergia pela Universidade Nova de Lisboa, Portugal; Pós-doutor em Celulose e Papel; Doutor em Bioquímica Vegetal e Mestre em Fitotecnia pela Universidade Federal de Viçosa. É Engenheiro Agrônomo pela Universidade Estadual de Montes Claros. É Coordenador do Grupo de Pesquisa CESBIO - Centro de Estudos em Biorrefinaria. Foi membro titular do Comitê de Assessoramento de Engenharias da FAPERGS. Possui diversas publicações científicas (artigos e livros) sobre biomassa, cana-de-açúcar, biorrefinaria e energia renovável. Desenvolve pesquisas científicas e projetos de inovação em parceria com instituições públicas e privadas. Já aprovou milhões de reais em projetos de inovação, com recursos de subvenção econômica. Recebeu diversas premiações e homenagens todas relacionadas ao ensino, pesquisa e inovação.
Ana Lúcia Kern
Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990), Mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998), Doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e Pós-doutorado em Genética de Microrganismos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2012). É professora adjunta da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul e Coordenadora do Curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da Unidade de Porto Alegre. É presidente da Comissão Interna de Biossegurança da UERGS. Foi professora da Universidade da Região da Campanha/Bagé. Foi coordenadora do Programa MINTER (URCAMP/BAGÉ - ULBRA). Foi membro do Conselho Superior Universitário da UERGS e Presidente da Comissão de Avaliação preliminar dos Projetos de Organização e Criação dos Institutos da UERGS. Foi coordenadora do P&D da empresa FK Biotecnologia. Tem experiência na área de Microbiologia, Genética e Biotecnologia.
Jane Marlei Boeira
Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e Doutorado em Bioquímica pela UFRGS. É docente e pesquisadora da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) desde 2006, atuando no curso de graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia e no curso de Especialização em Biotecnologia, em Porto Alegre. É revisora de diversos periódicos nacionais e internacionais, membro da Comissão Interna de Biossegurança desde 2007, coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP- -UERGS) desde 2016, integrante do corpo editorial da Revista Brasileira de Extensão Universitária (RBEU) desde 2020 e lidera o grupo de pesquisa em Toxicologia e Biotecnologia, registrado no CNPq desde 2014. Tem experiência nas áreas de Genética Toxicológica e Bioquímica e é autora e coautora de diversos artigos internacionais e nacionais. Também auxiliou na fundação da Revista Eletrônica Científica da UERGS, fazendo parte do corpo editorial de 2015 a 2018.
Odir Dellagostin
Formado em Medicina Veterinária pela UFPel (1989), tem doutorado em Biologia Molecular pela University of Surrey - Inglaterra (1995) e pós-doutorado pela mesma Universidade (1997). É professor da UFPel desde 1997 e pesquisador nível 1A do CNPq desde 2007. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Tem experiência na área de Biologia Molecular, atuando principalmente no desenvolvimento de vacinas recombinantes. Já publicou mais de 240 artigos científicos e realizou o depósito de 28 patentes. Orientou mais de 60 teses e dissertações pelos programas de pós-graduação em Biotecnologia e em Veterinária. Foi Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPel, membro do Comitê Assessor de Veterinária do CNPq e Coordenador da área de Biotecnologia da CAPES, integrando o Conselho Técnico-Científico da CAPES de 2014 a 2018. Atualmente é Diretor Presidente da FAPERGS e Presidente do CONFAP - Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa. É também membro do Comitê Técnico Nacional de Biossegurança, do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, do Conselho Deliberativo do CNPq, do Conselho Consultivo da Finep, do Conselho de Administração da RNP e preside o Conselho de Administração do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE).
MARIA BEATRIZ
quinta-feira, 6 de março de 2025
Nenhuma curtida