VOLTAR
Estratégia empresarial: as etapas do processo estratégico e o uso de ferramentas clássicas

- 15 Avaliações

Estratégia empresarial: as etapas do processo estratégico e o uso de ferramentas clássicas

Marcello Romani-Dias; Caio Sousa da Sil...

Páginas: 136
Editora: Freitas Bastos
Edição:

Idioma: Português
ISBN: 9786556751818

Descrição

Possuo vantagem competitiva de longo prazo em relação aos meus concorrentes? Quais são as forças e fraquezas dos diversos recursos que tenho em minha empresa? Quais são as oportunidades que devo aproveitar em meu setor de atuação, e quais ameaças devo estar preparado para conter? Em relação aos meus concorrentes, como estou posicionado no mercado em que atuo? Como está a atratividade e lucratividade de meu setor de atuação? Meu modelo de negócio está adequado para minhas atividades e para meu setor de atuação? Em que medida tenho atendido aos diversos objetivos e metas que estabeleço para minha empresa? Com estas e outras questões em mente, e por meio de uma abordagem acadêmica e aplicada, trazemos nesta obra etapas, conceitos e ferramentas consagrados pela literatura e pela prática do campo da estratégia empresarial. O leitor poderá notar que em cada capítulo do livro ao menos uma ferramenta é apresentada, com destaque para suas formas de aplicação, exemplos e cuidados na utilização. Estas ferramentas, enquanto conjunto, são bastante úteis dentro das quatro etapas clássicas do processo estratégico dos negócios: diagnóstico, formulação, implementação e controle. Seja você aluno de Estratégia Empresarial em nível de graduação ou pós, gestor ou consultor, acreditamos que esta obra ampliará sua compreensão sobre alguns dos principais métodos disponíveis para a tomada de decisão estratégica nas organizações. Ao compreender os materiais aqui expostos, você terá maior probabilidade de êxito na busca por vantagem competitiva de longo prazo para a organização em que atua.

Sobre o Autor

Marcello Romani-Dias
Com realização de Estágio Doutoral no Massachusetts Institute of Technology (MIT), é Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (EAESP/FGV), na Linha de Pesquisa em Estratégia Empresarial, concluiu Pós-Doutorado na Bentley University (USA). É Mestre em Administração pela FEI, especialista em Governança nos Negócios pela FIA, e Bacharel em Administração pela ESPM. Professor Titular do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração (PPGA), em que orienta pesquisas na temática da Estratégia Empresarial na Universidade Positivo (UP). Sócio na Barbosa e Romani Educação e Assessoria LTDA. É sócio-fundador da Schola Akadémia, escola virtual que oferta cursos acadêmicos livres.

Caio Sousa da Silva
Professor do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico da Fundação Getulio Vargas (FGV/IDT). Mestre em Administração de Empresas, na Linha de Gestão da Inovação, pela FEI.

Aline dos Santos Barbosa
Com realização de Estágio Doutoral na Bentley University (EUA), é Doutora em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (EAESP/FGV) na Linha de Pesquisa Estratégia Empresarial, está realizando Pós-Doutorado na ESALQ, no âmbito da Universidade de São Paulo (USP). É Mestra em Administração pela FEI, especialista em Comunicação com o Mercado pela FIA. Professora Permanente no Programa de Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial (MADE) da Universidade Estácio de Sá. Sócia na Barbosa e Romani Educação e Assessoria LTDA. É sócia-fundadora da Schola Akadémia, escola virtual que oferta cursos acadêmicos livres.

Comentários mais recentes sobre este livro