A coletânea que ora vem a público reúne os textos apresentados durante a VII Jornada do Histedbr, cujas discussões giraram em torno do tema “A organização do trabalho didático na história da educação”. Pretende-se com esta iniciativa, por um lado, oportunizar reflexões a respeito da produção historiográfica sobre o trabalho didático, promovendo o debate de pesquisas que têm como foco o interior da escola. Por outro, foi intenção do Histedbr estimular o questionamento de como se gestou, historicamente, o trabalho didático hoje presente entre nós, considerando sua trajetória desde as bases lançadas por educadores como Comenius e Ratke, até as propostas de utilização das tecnologias da informação no atual patamar material da sociedade capitalista.
Dermeval Saviani
Dermeval Saviani - Formado em filosofia pela PUC-SP (1966), é doutor em filosofia da educação (PUC--SP, 1971) e livre-docente em história da educação (Unicamp, 1986), tendo realizado “estágio sênior” na Itália em 1994-1995. Foi condecorado, em 1994, com a medalha do mérito educacional do Ministério da Educação, recebeu da Unicamp, em 1997, o Prêmio Zeferino Vaz de Produção Científica e foi contemplado, em 2008, com o Prêmio Jabuti pela publicação deste livro, considerado a melhor obra na área de educação, psicologia e psicanálise. Autor de grande número de trabalhos publicados, atualmente é professor emérito da Unicamp e coordenador geral do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” (Histedbr), tendo sido agraciado, em 18 de maio de 2010, com o título de Pesquisador Emérito do CNPq.
José Claudinei Lombardi
Decano da Faculdade de Educação da UNICAMP. Professor Titular em História da Educação na Faculdade de Educação da Unicamp. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1976); Mestrado em Agronomia, Área de Concentração: Sociologia Rural, pela Universidade de São Paulo (1985); Doutorado em Educação, Área de Concentração: Filosofia e História da Educação, pela Universidade Estadual de Campinas (1993); Livre-docência em História da Educação na Faculdade de Educação da Unicamp; é Professor Titular em História da Educação na Faculdade de Educação - Unicamp. Foi Secretário de Educação de Limeira, SP, de janeiro de 2013 a janeiro de 2015. É bolsista de Produtividade em Pesquisa - Nível 2 - do CNPq. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Marxismo e Educação; Pedagogia Histórico-Crítica; e História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa em educação; história da educação brasileira; historia, trabalho e educação; e historiografia da educação. É autor e organizador de várias publicações, entre as quais: História e História da Educação. O debate Teórico-Metodológico Atual; Globalização, pós-modernidade e educação: história, filosofia e temas transversais; Capitalismo, trabalho e educação; A Escola Pública no Brasil: história e historiografia; Ética e Educação - reflexões filosóficas e históricas; Marxismo e educação - debates contemporâneos; O Público e o Privado na história da educação brasileira; Educação e Ensino na obra de Marx e Engels; Embates Marxistas: apontamentos sobre a pós-modernidade e a crise terminal do capitalismo. É coordenador executivo do Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil" (HISTEDBR).
Silvia Helena Andrade de Brito
Silvia Helena Andrade de Brito, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMS, é doutora em filosofia e história da educação pela Unicamp. É coautora do livro Educação e diversidade cultural, além de artigos e capítulos de livros em publicações nacionais. Coordena, atualmente, o GT Mato Grosso do Sul do Histedbr.
Carla Villamaina Centeno
Carla Villamaina Centeno, professora da UEMS, campus de Jardim, é doutora em filosofia e história da educação pela Unicamp. Autora do livro Educação e trabalho na fronteira de Mato Grosso e coautora de Educação e diversidade cultural, tem artigos e capítulos de livros veiculados em publicações nacionais e internacionais.
Yorranna
terça-feira, 11 de fevereiro de 2025
Nenhuma curtida