Frescura, preguiça e falta de força de vontade. Esses são alguns dos termos comumente usados para se referir a alguém com depressão. Mais do que não ajudar, a utilização desses termos pode movimentar sentimentos de culpa, angústia e estagnação no sujeito deprimido. Segundo dados da OMS, a depressão é hoje a doença mais incapacitante do mundo. No Brasil, cerca de 10% da população já recebeu o diagnóstico desse transtorno. Em Como ajudar uma pessoa com depressão?, o psicólogo e especializando em psicologia clínica Felippe Borges te convida para um debate sobre os determinantes da depressão e modos de combater esse transtorno tido como o mal do século.
Felippe Borges
Nasceu em São Paulo, em 1996. Formou-se em Psicologia (CRP 06/168917) e é especializando em Psicologia Clínica de orientação psicanalítica. Veio de um contexto em que a psicologia era tratada com desdém; hoje, tem por objetivo desmistificar paradigmas ultrapassados e ser uma voz ativa para a difusão dessa que é umas maiores conquistas do ser humano para a compreensão de si mesmo e do mundo. Compreendendo a transmissão como característica fundamental da aquisição do conhecimento, este livro tem por objetivo ecoar as mais recentes pesquisas do autor, de modo a fazer uma psicologia mais humana e não menos científica.
De forma cativante e com uma linguagem bastante acessível e contemporânea, o jovem psicólogo Felippe Borges nos apresenta um panorama geral da depressão e sobre a importância da escuta. Além disso, faz analogias interessantes com histórias da literatura brasileira, o que torna a leitura ainda mais cativante. Super recomendo!
Eduarda Stephani de
quarta-feira, 20 de dezembro de 2023
Nenhuma curtida