O livro surge, a partir de reflexões profissionais e científicas, trazendo um conteúdo dinâmico e atualizado sobre a atuação da Psicologia no contexto hospitalar. Contrariando a lógica biomédica e reforçando práticas biopsicossociais, o livro está organizado em 6 capítulos que discutem questões mais formativas como as atribuições e competências de profissionais em Psicologia Hospitalar, sobre avaliação e manejo clínico, bem como reflexões práticas para atuação em temas emergentes e atuais como o COVID-19, bem como atuação em Luto, Cuidados Paliativos, HIV/Aids, UTI e Emergências. É importante destacar que o fato de uma pessoa levada ao hospital e ser internada já implica, por si, numa ruptura no cotidiano da vida. Durante a internação, a pessoa que está hospitalizada fica sujeita ao domínio de uma estrutura hospitalar e ao poder de profissionais que agem, muitas vezes, ferindo a autonomia e a tomada de decisões da pessoa no lugar de ‘paciente'. O processo de internação pode ser sentido como uma agressão, pois a instituição reforça a condição de dependência da pessoa enferma, impondo-lhe as condições do hospital, além dele ser separado de sua família, de seu trabalho e de seus referenciais identificatórios. Por este motivo, esta obra se apresenta colocando a pessoa frente ao seu diagnóstico, doença e enfermidade. Interessa-nos aqui a pessoa e sua subjetividade, pois, como apontado no livro, a Psicologia Hospitalar se interessa pelos aspectos psicológicos do adoecimento. O livro é recomendado para os componentes curriculares dos cursos de Ciências Humanas, Sociais e da Saúde como Psicologia, Medicina, Enfermagem, Serviço Social, Sociologia e Antropologia e dos cursos de pós-graduação que contemplem temas em Saúde, Psicologia da Saúde e Hospitalar, Luto e Cuidados Paliativos, Abordagem Biopsicossocial em HIV/Aids e COVID-19, bem como aqueles que se interessarem pelas discussões trazidas nestes temas. Espera-se que o livro possa proporcionar ideias, reflexões e sugestões para a prática de estudantes, estagiários e profissionais em psicologia nesta área.
Felipe Cazeiro da Silva
Psicólogo especialista em Saúde Pública. Doutorando e Mestre em Psicologia (UFRN) na linha de Pesquisa: Processos Psicossociais - Psicologia, Política e Socioespacialidades (PPgPsi). Graduado em Psicologia (UFMT) com ênfase em Intervenções em Processos de Saúde e Sofrimento Psíquico em Clínica Escola (Adolescentes e Adultos) com Extensão em Processos de Saúde e Políticas para Cidadania na Ala LGBT Arco-Íris do Centro de Ressocialização de Cuiabá-MT. Tenho me dedicado ao Ensino, a Pesquisa e a Extensão em Ciências Humanas, Sociais e da Saúde desenvolvendo trabalhos nas áreas de 1) Psicologia Social, Clínica e Hospitalar; 2) Hermenêutica e Fenomenologia; 3) Saúde Pública; 4) Saúde Mental, Tanatologia e Psicossomática; 5) Gênero e Sexualidade; 6) IST, HIV e aids; 7) Racismo e Relações étnico-raciais; 8) Decolonialidade e Interseccionalidade; 9) Direitos Humanos e Movimentos Sociais; 10) Ações Afirmativas e Políticas Públicas.
Alessandra Antunes
Psicóloga formada pela UFPel, possui formação e atua na área de Psicologia Hospitalar, além de sua clínica particular pela abordagem esquizoanalítica em São Paulo (SP). Fez Pós-graduação em Oncologia pelo A. C. Camargo Cancer Center e especialização em Intervenções em Luto, Perdas e Traumas pela Fundação Elisabeth Kübler-Ross Brasil. Traz também em sua história o trabalho com Cuidados Paliativos desde a graduação, estando, atualmente, com a formação em andamento.
Thiago Silva Lacerda
Possui graduação em Psicologia pela Faculdade Integrada do Recife (2011) e Mestrado em Psicologia, na linha de pesquisa Processos Sociointerativos e Desenvolvimento Humano, pela Universidade Federal de Pernambuco (2014). Desenvolve pesquisas com ênfase em processos psicossociais. Temáticas de interesse: Representações Sociais, Assistência Social, Processos psicossociais de Inclusão/Exclusão, Práticas antirracistas, Desenvolvimento, Neuropedagogia, Adolescências, Juventudes, Políticas Públicas, Cidadania, Educação e Direitos Humanos. Atuação em psicologia hospitalar e terapia cognitivo-comportamental, com ênfase nas terapias de terceira geração.
Grazielle Serafim
Bacharel em Psicologia: formação de psicólogo pela Universidade de Pernambuco. Participei como bolsista do Programa de Educação pelo Trabalho - PET-Saúde, financiado pelo Ministério da Saúde, com a temática Saúde Mental, Crack, Álcool e Outras Drogas (2012-2014). Especialista em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira - IMIP (2016-2018). Especialista em Atenção Básica/ Saúde da Família pelo Centro Universitário Tabosa de Almeida - ASCES UNITA (2018-2020). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Componente da Equipe Técnica de pesquisa do Observatório Nacional de Saberes e Práticas Tradicionais, Integrativas e Complementares em Saúde (ObservaPICS) - FIOCRUZ. Psicóloga plantonista no Hospital Agamenon Magalhães. Preceptora de estágio no Hospital Agamenon Magalhães.
Marília Zara
terça-feira, 22 de abril de 2025
Nenhuma curtida