VOLTAR
Psicologia hospitalar: um guia prático para estudantes e profissionais

- 7 Avaliações

Psicologia hospitalar: um guia prático para estudantes e profissionais

Alessandra Antunes

Páginas: 148
Editora: Editora Freitas Bastos
Edição:

Idioma: Português
ISBN: 9786556752495

Descrição

O livro surge, a partir de reflexões profissionais e científicas, trazendo um conteúdo dinâmico e atualizado sobre a atuação da Psicologia no contexto hospitalar. Contrariando a lógica biomédica e reforçando práticas biopsicossociais, o livro está organizado em 6 capítulos que discutem questões mais formativas como as atribuições e competências de profissionais em Psicologia Hospitalar, sobre avaliação e manejo clínico, bem como reflexões práticas para atuação em temas emergentes e atuais como o COVID-19, bem como atuação em Luto, Cuidados Paliativos, HIV/Aids, UTI e Emergências. É importante destacar que o fato de uma pessoa levada ao hospital e ser internada já implica, por si, numa ruptura no cotidiano da vida. Durante a internação, a pessoa que está hospitalizada fica sujeita ao domínio de uma estrutura hospitalar e ao poder de profissionais que agem, muitas vezes, ferindo a autonomia e a tomada de decisões da pessoa no lugar de ‘paciente'. O processo de internação pode ser sentido como uma agressão, pois a instituição reforça a condição de dependência da pessoa enferma, impondo-lhe as condições do hospital, além dele ser separado de sua família, de seu trabalho e de seus referenciais identificatórios. Por este motivo, esta obra se apresenta colocando a pessoa frente ao seu diagnóstico, doença e enfermidade. Interessa-nos aqui a pessoa e sua subjetividade, pois, como apontado no livro, a Psicologia Hospitalar se interessa pelos aspectos psicológicos do adoecimento. O livro é recomendado para os componentes curriculares dos cursos de Ciências Humanas, Sociais e da Saúde como Psicologia, Medicina, Enfermagem, Serviço Social, Sociologia e Antropologia e dos cursos de pós-graduação que contemplem temas em Saúde, Psicologia da Saúde e Hospitalar, Luto e Cuidados Paliativos, Abordagem Biopsicossocial em HIV/Aids e COVID-19, bem como aqueles que se interessarem pelas discussões trazidas nestes temas. Espera-se que o livro possa proporcionar ideias, reflexões e sugestões para a prática de estudantes, estagiários e profissionais em psicologia nesta área.

Sobre o Autor

Felipe Cazeiro da Silva
Psicólogo especialista em Saúde Pública. Doutorando e Mestre em Psicologia (UFRN) na linha de Pesquisa: Processos Psicossociais - Psicologia, Política e Socioespacialidades (PPgPsi). Graduado em Psicologia (UFMT) com ênfase em Intervenções em Processos de Saúde e Sofrimento Psíquico em Clínica Escola (Adolescentes e Adultos) com Extensão em Processos de Saúde e Políticas para Cidadania na Ala LGBT Arco-Íris do Centro de Ressocialização de Cuiabá-MT. Tenho me dedicado ao Ensino, a Pesquisa e a Extensão em Ciências Humanas, Sociais e da Saúde desenvolvendo trabalhos nas áreas de 1) Psicologia Social, Clínica e Hospitalar; 2) Hermenêutica e Fenomenologia; 3) Saúde Pública; 4) Saúde Mental, Tanatologia e Psicossomática; 5) Gênero e Sexualidade; 6) IST, HIV e aids; 7) Racismo e Relações étnico-raciais; 8) Decolonialidade e Interseccionalidade; 9) Direitos Humanos e Movimentos Sociais; 10) Ações Afirmativas e Políticas Públicas.

Alessandra Antunes
Psicóloga formada pela UFPel, possui formação e atua na área de Psicologia Hospitalar, além de sua clínica particular pela abordagem esquizoanalítica em São Paulo (SP). Fez Pós-graduação em Oncologia pelo A. C. Camargo Cancer Center e especialização em Intervenções em Luto, Perdas e Traumas pela Fundação Elisabeth Kübler-Ross Brasil. Traz também em sua história o trabalho com Cuidados Paliativos desde a graduação, estando, atualmente, com a formação em andamento.

Thiago Silva Lacerda
Possui graduação em Psicologia pela Faculdade Integrada do Recife (2011) e Mestrado em Psicologia, na linha de pesquisa Processos Sociointerativos e Desenvolvimento Humano, pela Universidade Federal de Pernambuco (2014). Desenvolve pesquisas com ênfase em processos psicossociais. Temáticas de interesse: Representações Sociais, Assistência Social, Processos psicossociais de Inclusão/Exclusão, Práticas antirracistas, Desenvolvimento, Neuropedagogia, Adolescências, Juventudes, Políticas Públicas, Cidadania, Educação e Direitos Humanos. Atuação em psicologia hospitalar e terapia cognitivo-comportamental, com ênfase nas terapias de terceira geração.

Grazielle Serafim
Bacharel em Psicologia: formação de psicólogo pela Universidade de Pernambuco. Participei como bolsista do Programa de Educação pelo Trabalho - PET-Saúde, financiado pelo Ministério da Saúde, com a temática Saúde Mental, Crack, Álcool e Outras Drogas (2012-2014). Especialista em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira - IMIP (2016-2018). Especialista em Atenção Básica/ Saúde da Família pelo Centro Universitário Tabosa de Almeida - ASCES UNITA (2018-2020). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Componente da Equipe Técnica de pesquisa do Observatório Nacional de Saberes e Práticas Tradicionais, Integrativas e Complementares em Saúde (ObservaPICS) - FIOCRUZ. Psicóloga plantonista no Hospital Agamenon Magalhães. Preceptora de estágio no Hospital Agamenon Magalhães.

Comentários mais recentes sobre este livro

Autor recomendado Best seller Boa editora Excelente Leitura fácil Livro referência Top 10 melhores livros Vale a leitura