Capa do livro Corpo a corpo com o texto na formação do leitor literário

Corpo a corpo com o texto na formação do leitor literário

Eliana Kefalás Oliveira

Editora: Editora Autores Associados

ISBN: 9788574964614

Edição/Ano: 1ª (2023)

Idioma: Português

Páginas: 160

Categoria(s): Educação


Descrição

Um texto literário pode deixar marcas, rastros na formação do sujeito leitor, se, na prática da leitura, os sentidos do corpo deixam-se afetar pelo que é lido. A textura da palavra literária, o ritmo, seus jogos de sentidos são elementos que podem provocar naquele que lê releituras de si e do mundo. Para se experimentar um texto, é necessário, por um lado, colocar a atenção nos sentidos da palavra e, por outro, abrir ao texto os sentidos do corpo de quem o recebe. Uma relação carnal com o texto permite compreender a palavra literária, não somente por meio de uma perspectiva analítica, mas também sensorial, de forma que o ato de ler, silencioso ou em voz alta, seja tomado como performance, como movimento de sentidos. No ensino de literatura, não basta, portanto, limitar-se a categorizar as obras, reduzindo-as a tipificações ou memorização de quadros estéticos e históricos de escolas literárias. Este livro procura contrastar um olhar excessivamente categorizante sobre o fenômeno literário por vezes presente em sala de aula com uma perspectiva que prioriza um contato efetivo com o texto. A experimentação da leitura do texto no ensino de literatura permite que o aluno leitor, não somente atravesse a obra, mas principalmente seja atravessado por ela. Quando um texto literário em algum momento estremece o leitor, acontece algo mais do que conhecer o que se leu. Ocorre, aí, uma convocação dos sentidos, um frêmito, uma relação da qual não se pode escapar ileso.


Sobre o Autor

Eliana Kefalás Oliveira
Eliana Kefalás Oliveira nasceu em Uberaba (MG). Formou-se em letras, licenciatura e bacharelado, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Realizou o mestrado sobre leitura e ensino na área de “Educação, Conhecimento, Linguagem e Artes” do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Unicamp. Na mesma universidade, no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), defendeu seu doutorado. Atuou como professora de português e de literatura na educação básica em algumas escolas de Campinas e do interior de São Paulo. Ministrou aulas nos cursos de letras e pedagogia de algumas universidades do interior paulista e mineiro. Participou como docente de diversos cursos de formação de professores, entre eles, Projeto Veredas (Formação Superior de Professores da rede pública de ensino de Minas Gerais) e o Teia do Saber (Programa de Formação Continuada do Ensino Fundamental e Médio), oferecido a professores da rede pública do estado de São Paulo. Atualmente é docente da Faculdade de Letras (Fale) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), onde tem realizado atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de leitura e ensino de literatura e de língua portuguesa

Imagem de um rapaz de óculos, com um celular com fone de ouvido no pescoço, segurando alguns cadernos

Experimente nossa plataforma por 30 dias

Descubra como nossa solução digital completa pode transformar suas leituras e estudos, com acesso a uma vasta coleção de recursos educativos ao seu alcance.

Respostas para suas perguntas