Eliana Kefalás Oliveira
Editora: Editora Autores Associados
ISBN: 9788574964614
Edição/Ano: 1ª (2023)
Idioma: Português
Páginas: 160
Categoria(s): Educação
Descrição
Um texto literário pode deixar marcas, rastros na formação do sujeito leitor, se, na prática da leitura, os sentidos do corpo deixam-se afetar pelo que é lido. A textura da palavra literária, o ritmo, seus jogos de sentidos são elementos que podem provocar naquele que lê releituras de si e do mundo. Para se experimentar um texto, é necessário, por um lado, colocar a atenção nos sentidos da palavra e, por outro, abrir ao texto os sentidos do corpo de quem o recebe. Uma relação carnal com o texto permite compreender a palavra literária, não somente por meio de uma perspectiva analítica, mas também sensorial, de forma que o ato de ler, silencioso ou em voz alta, seja tomado como performance, como movimento de sentidos. No ensino de literatura, não basta, portanto, limitar-se a categorizar as obras, reduzindo-as a tipificações ou memorização de quadros estéticos e históricos de escolas literárias. Este livro procura contrastar um olhar excessivamente categorizante sobre o fenômeno literário por vezes presente em sala de aula com uma perspectiva que prioriza um contato efetivo com o texto. A experimentação da leitura do texto no ensino de literatura permite que o aluno leitor, não somente atravesse a obra, mas principalmente seja atravessado por ela. Quando um texto literário em algum momento estremece o leitor, acontece algo mais do que conhecer o que se leu. Ocorre, aí, uma convocação dos sentidos, um frêmito, uma relação da qual não se pode escapar ileso.
Sobre o Autor
Eliana Kefalás Oliveira
Eliana Kefalás Oliveira nasceu em Uberaba (MG). Formou-se em letras, licenciatura e bacharelado, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Realizou o mestrado sobre leitura e ensino na área de “Educação, Conhecimento, Linguagem e Artes” do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Unicamp. Na mesma universidade, no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), defendeu seu doutorado. Atuou como professora de português e de literatura na educação básica em algumas escolas de Campinas e do interior de São Paulo. Ministrou aulas nos cursos de letras e pedagogia de algumas universidades do interior paulista e mineiro. Participou como docente de diversos cursos de formação de professores, entre eles, Projeto Veredas (Formação Superior de Professores da rede pública de ensino de Minas Gerais) e o Teia do Saber (Programa de Formação Continuada do Ensino Fundamental e Médio), oferecido a professores da rede pública do estado de São Paulo. Atualmente é docente da Faculdade de Letras (Fale) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), onde tem realizado atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de leitura e ensino de literatura e de língua portuguesa
Descubra como nossa solução digital completa pode transformar suas leituras e estudos, com acesso a uma vasta coleção de recursos educativos ao seu alcance.