VOLTAR
Engenharia de software

- 84 Avaliações

Engenharia de software

Edilson de Andrade Barbosa

Páginas: 568
Editora: Editora Pearson
Edição:

Idioma: Português
ISBN: 9788588639287

Descrição

Desde a primeira edição deste livro, publicada há mais de vinte anos, muitos dos processos relacionados a hardware e software mudaram, e de modo extraordinário. Naquela época, o software era então destinado principalmente a mainframes, e os computadores pessoais ainda não eram tão populares como hoje. Jamais imaginaríamos o quanto eles invadiriam nossa vida nem quanto eles mudariam o mundo.A capacidade de os engenheiros de software criarem sistemas grandes e complexos certamente aumentou na era da computação pessoal. Nos últimos anos, os avanços mais importantes na engenharia de software foram o aparecimento da UML como padrão para a descrição de sistemas orientados a objetos e o desenvolvimento de métodos ágeis, como a extreme programming.Considerada obra de referência no assunto, Engenharia de software 8ª edição capacita o profissional a se aprofundar em todos os conceitos, métodos e processos relacionados a essa área de conhecimento, incluindo especificação, projeto, desenvolvimento, verificação, validação e gerenciamento. Seções mais detalhadas, abordagem ampliada de antigos e novos conceitos e novos exercícios permitem a professores e alunos, e também a engenheiros de software, uma melhor escolha das técnicas e métodos que constituirão sua estratégia de desenvolvimento.

Sobre o Autor

Ian Sommerville
É um acadêmico britânico. Ele é o autor de um livro popular de estudantes sobre engenharia de software, bem como de vários outros livros e artigos.

Kechi Hirama
Tem graduação (1980), mestrado (1989), doutorado (1995) e livre docência (2008) em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP). Atualmente é Professor Associado da EPUSP do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais (PCS) desde 2009, Membro da Congregação da EPUSP desde 2015, Coordenador do Grupo de Sistemas Complexos do PCS, Coordenador do curso de especialização em Internet of Things do PECE - Programa de Educação Continuada em Engenharia da EPUSP, Vice Coordenador do curso de especialização em Tecnologia de Software do PECE - Programa de Educação Continuada em Engenharia da EPUSP, Membro do Comitê de Programa do WPGEC-EPUSP, do ICDBA2021 e AI2A2021. Tem experiência nas áreas de Engenharia de Computação e de Sistemas. Suas áreas de interesse são Dinâmica de Sistemas, Redes Complexas, Big Data Analytics e Internet of Things (IoT).

Selma Shin Shimizu Melnikoff
Possui graduação em Engenharia Elétrica (1971), mestrado em Engenharia Elétrica (1977), doutorado em Engenharia Elétrica (1982) e livre docência em Engenharia Elétrica (2001), tendo obtido todos os títulos na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. É Professor Titular da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo desde 2005. Tem experiência na área de Engenharia de Software, especialmente em engenharia de requisitos, arquitetura de software, processo de software e qualidade de software.

Reginaldo Arakaki
Possui graduação em Engenharia de Computação e Sistemas Digitais pela Universidade de São Paulo (1982), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1991) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1997). A sua área de interesse envolve Engenharia de Software baseado em Componentes, Arquitetura de Software e Métricas. A experiência na indústria está associada ao desenvolvimento de plataformas digitais para operar de maneira segura e em grande escala, como por exemplo em aplicações bancárias e seguradoras. Plataformas de IoT (Internet of Things) devem ser na próxima década uma das referências em estudo de arquiteturas cujas implementações devem equilibrar (tradeoffs) decisões para compensar: desempenho, segurança, integração, acesso simultâneo e volumes. O foco das pesquisas está na adoção de modernas técnicas de projetos de arquitetura de sistemas, onde a agilidade é obtida por parametrização de simuladores e transformação de riscos de projetos em requisitos arquiteturais que possam ser testados e aferidos pelos aspectos funcionais e não funcionais de sistemas. A linha de pesquisa atual está na infraestrutura de Digital Twin para aplicações na área de controle de custos, uso de recursos, manutenção e segurança com integração e processamento de eventos em tempo real, coletados de mecanismos IoT, usando aprendizado de máquinas e algoritmos de inteligência artificial.

Edilson de Andrade Barbosa
Capitão de Mar-e-Guerra, Engenheiro Naval, Bacharel das Ciências do Mar, Oficial da Marinha do Brasil, foco engenharia operacional Mecânico - Marinha do Brasil (1979), Graduado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1985), doutorado em Promotion in Mashinenbaun Ingenieur -Vorber.Arbeit - Universitat Hannover (1994) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2001).

Comentários mais recentes sobre este livro

Vale a leitura