VOLTAR
Econometria

- 7 Avaliações

Econometria

Eliezer Martins Diniz

Páginas: 508
Editora: Editora Pearson
Edição:

Idioma: Português
ISBN: 8588639149

Descrição

Este novo livro dos renomados econometristas James H. Stock e Mark W. Watson, com questões do cotidiano e dados de experimentos empíricos reais, nos permite ver claramente a vitalidade e a relevância da econometria. Com base no princípio de que aplicações interessantes devem motivar a teoria e a teoria deve corresponder às aplicações, os autores introduzem uma mudança em relação à antiga geração de livros dessa área, em que os modelos teóricos e as hipóteses não correspondiam às aplicações. A abrangência dos tópicos - que incluem uma introdução à avaliação de programas, métodos para dados de painel, regressão de variáveis instrumentais e regressão com dados de séries temporais - faz desta obra a melhor referência da econometria aplicada contemporânea. Este novo livro dos renomados econometristas James H. Stock e Mark W. Watson, com questões do cotidiano e dados de experimentos empíricos reais, nos permite ver claramente a vitalidade e a relevância da econometria. Com base no princípio de que aplicações interessantes devem motivar a teoria e a teoria deve corresponder às aplicações, os autores introduzem uma mudança em relação à antiga geração de livros dessa área, em que os modelos teóricos e as hipóteses não correspondiam às aplicações. A abrangência dos tópicos - que incluem uma introdução à avaliação de programas, métodos para dados de painel, regressão de variáveis instrumentais e regressão com dados de séries temporais - faz desta obra a melhor referência da econometria aplicada contemporânea.

Sobre o Autor

James H. Stock
Economista americano, professor de economia e vice-reitor de clima e sustentabilidade da Universidade de Harvard. Ele é co-autor de Introduction to Econometrics, um dos principais livros didáticos de graduação, e coeditor dos Brookings Papers on Economic Activity.

Eliezer Martins Diniz
Professor Associado da FEA-RP/USP. Pesquisa sobre a relação entre crescimento econômico e mudança do clima desde 1997, quando foi elaborado o Protocolo de Quioto. Escreveu então o primeiro artigo de economista brasileiro sobre esse protocolo, publicado pela Revista Brasileira de Economia em 1998. Em 1999, foi para o Centre for Brazilian Studies da University of Oxford, Reino Unido, para um pós-doutorado sobre uma avaliação empírica do Protocolo de Quioto, com ênfase em uma análise empírica do caso brasileiro. O trabalho resultante desse período em Oxford resultou em um livro publicado em inglês e em português pelo Centre for Brazilian Studies da University of Oxford e pelo Banco Santos, constantemente citado por pesquisadores da área. Em 2009, defendeu sua tese de livre-docência, que tratava de um modelo de crescimento com adoção de tecnologias limpas. Publicou artigos científicos em revistas, bem como livros e capítulos de livros, tanto no Brasil quanto no exterior. Concedeu entrevistas a diversos órgãos de imprensa nacionais e estrangeiros. Suas pesquisas atualmente relacionam-se a crescimento econômico, mudança do clima, sustentabilidade e economia verde.

Comentários mais recentes sobre este livro