Desenvolvida para facilitar o ensino e o aprendizado, esta obra de R. C. Hibbeler apresenta em profundidade toda a teoria da estática em engenharia e suas aplicações.
Entre os temas abordados estão propriedades de sistemas de forças concorrentes, concentradas e distribuídas, forças de atrito, centro de gravidade, centróide, momento de inércia trabalho virtual e energia potencial. Para que o aprendizado seja gradual e seguro, os princípios começam a ser aplicados a situações simples até se chegar a situações mais complexas. Na maioria desses casos, cada princípio é aplicado primeiro a um ponto material, depois a um corpo rígido submetido a um sistema de forças coplanares e finalmente a um caso geral de sistema de forças tridimensional atuando sobre um corpo rígido.
Buscando-se vincular a teoria à experiência real, fotografias são utilizadas para a construção de exemplos, e os exercícios são elaborados com diversos graus de dificuldade.
Juntamente com o Livro Dinâmica, que a complementa, esta obra é uma referência na área de mecânica para engenharia.
Russell Charles Hibbeler
Bacharel em Engenharia Civil, Universidade de Illinois (1965), Mestrado em Engenharia Nuclear, Universidade de Illinois (1966), Doutor em Filosofia em Mecânica Teórica e Aplicada, Universidade Northwestern (1968). Professor de Engenharia, Avocações: construção, restauração automática. Membro da Sociedade Americana de Engenheiros Civis, Sociedade Americana de Engenheiros Mecânicos, Sociedade Americana de Educação em Engenharia.
Everi Antonio Carrara
Possui bacharelado e licenciatura plena em Física pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1983), doutorado em Ciências Espaciais pela Universidade de São Paulo (1994), pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (1995) e pós-doutorado no National Radio Astronomy Observatory (NRAO), EUA (1997).
Wilson Carlos da Silva Junior
Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade de Mogi das Cruzes-UMC (1983), atuou como Engenheiro de montagem de sistemas de gás natural, e consultor em análise de falhas, com a utilização de ensaios destrutíveis e não destrutíveis, tem mestrado em Engenharia pelo Departamento de Metalúrgica e Materiais da Escola Politécnica da USP (2000), doutorado em Engenharia Biomédica pela Universidade de Mogi das Cruzes-UMC (2010), pós -doutorado pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares-IPEN (2017).
Luca
quarta-feira, 19 de março de 2025
Odeio ler.
Nenhuma curtida