Essa obra trata das muitas faces da inclusão social e escolar de crianças e jovens matriculados em escolas públicas brasileiras.Como pais de crianças com deficiência veem a inclusão escolar de seus filhos? O que se destaca nos enunciados de alunos, professores e moradores de um quilombo sobre a educação formal nesse universo? Que relações estabelecer entre os processos educativos da criança cigana no acampamento e na escola?Questões como essas serviram de base para os capítulos dessa obra, que procura analisar tanto aspectos do discurso oficial e das práticas educativas instituídas na escola, como as orientações produzidas no âmbito de agências internacionais. Tal é o pano de fundo no qual são delineadas algumas das faces da inclusão escolar no país, em sua relação com os processos de exclusão social.
Anna Maria Lunardi Padilha
nasceu em Jaboticabal, interior de São Paulo em 1944, e veio para Campinas ainda menina. Professora de Educação Infantil e da 1ª à 4ª série do Ensino Fundamental desde 1963, graduou-se em Pedagogia pela PUC de Campinas em 1973. Obteve o título de mestre em Educação pela UNICAMP, em 1994. Doutorou-se em Educação em 2000 na UNICAMP. É professora do Ensino Superior e atua na área da Educação Especial. Escreveu o livro Possibilidades de histórias ao contrário – ou como desencaminhar o aluno da classe especial (1997).
ótimo
Ótimo conteúdo, porem versão disponibilizada é muito ruim para leitura, a qualidade impede de ler alguns parágrafos.
Ana Maria
sábado, 6 de julho de 2024
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